fbpx

Finalmente bancários são testados pela Secretaria de Saúde em Conquista

Texto e imagem: Sindicato dos Bancários

Providência atende pedido do Sindicato

Nesta semana, bancárias e bancários que estão trabalhando em sistema presencial nas agências de Vitória da Conquista estão sendo testados para a Covid-19. Nesta quarta-feira (8), a partir das 16h, será o dia de funcionários dos bancos públicos e na quinta-feira (9), no mesmo horário, deverão ser testados os trabalhadores dos bancos privados. Para além disso, o Bradesco informou nesta semana que no próximo dia 25 testará seus funcionários.

A realização dessa testagem é uma conquista do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, que desde o início da pandemia tem promovido ações em busca de garantia da segurança à categoria bancária e usuários e clientes bancários. Seguindo as orientações nacionais, no mês de maio foi protocolado o pedido de testagem na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. A solicitação foi feita nos 45 municípios que fazem parte da base territorial da entidade. Além do poder público, a diretoria também tem cobrado a disponibilização de testagem por parte dos bancos.

A procura por serviço bancário tem sido grande e é uma realidade que o Sindicato tem alertado desde o começo da pandemia, retratando as aglomerações nas proximidades das agências. Neste cenário, quem não está em homeoffice, lida diariamente com risco, mesmo com o uso de equipamento de segurança.

“O setor bancário não parou em nenhum momento nesses meses de pandemia e seus trabalhadores estão dedicados na linha de frente do sistema financeiro. Diante disso, temos recorrido a diversas instâncias para garantir essa referência mínima sobre a situação dessas e desses trabalhadores a partir da testagem para Covid-19. Isso é uma defesa tanto do trabalhador quanto para população que também frequenta o ambiente bancário. Vale destacar que além disso estamos constantemente cobrando aos bancos a disponibilização de equipamento de segurança e adequação do ambiente de trabalho”, ressalta Jornan Almeida, diretor do SEEB/VCR.