fbpx

HEMOBA convida doadores de sangue para suprir baixos estoques

A Secretaria de Estado da Saude informa que os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)  ainda continuam em níveis abaixo do esperado para o mês de julho, principalmente durante essa pandemia. A Hemoba adotou medidas preventivas para atender os voluntários à doação de sangue com segurança e evitar o contágio pela Covid-19.

Por isso, a fundação faz um apelo para que a população compareça com urgência em qualquer unidade de coleta para reforçar o banco e assegurar a oferta de hemocomponentes.

Segundo Fernando Araújo, diretor geral do hemocentro, mesmo diante da redução no número de doadores, a Bahia está vivendo um momento de demandas transfusionais crescente. “Com a ampliação de serviços e descentralização da assistência, mais pessoas estão tendo acesso à média e alta complexidade em saúde em nosso estado, com isso a rede pública está realizando mais procedimentos, tratamentos oncológicos, transplantes e cirurgias em geral, além disso, alguns pacientes com complicações causadas pelo coronavírus também necessitam de transfusão, o que exige a presença de doadores regulares nas nossas unidades”.

No momento, todos os tipos sanguíneos precisam de reposição. Mas a Hemoba enfatiza o pedido de doações de O positivo e O negativo, que são os mais utilizados em situações de urgência e emergências nos hospitais e unidades de saúde.

Para doar sangue, o voluntário precisa se apresentar em uma das unidades da Hemoba, usando máscara e portando documento original com foto, e ter entre 16 e 69 anos de idade. Apesar das indicações de idade do doador não terem sido alteradas, é recomendado que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Para atendimento, o voluntário deve portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

É importante lembrar que quem estiver gripado, resfriado ou com suspeita da covid-19 não pode doar sangue temporariamente. Caso o voluntário tenha contraído o vírus, só poderá doar sangue 30 dias após recuperação completa. Se tiver contato com alguém que está com sintomas da doença, é preciso esperar 14 dias após o último dia de contato.

Em Vitória da Conquista o Banco de Sangue da Hemoba funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) na Avenida Filipinas, s/n, Felícia.