fbpx

Tem inicio a campanha de combate às Hepatites Virais no “Julho Amarelo”: CAAV

O mês de julho é dedicado ao combate às hepatites virais e a cor amarela é o sinal de alerta para essa campanha que acontece desde 2010, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Além da Lei Estadual nº 13.697 de 2017 que também determina a realização anual desta campanha.

O Julho Amarelo é uma mobilização que tem por objetivo conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção, estimular as pessoas a se vacinarem contra hepatite A e B, além de buscarem o diagnóstico e tratamento precoces.

Em Conquista, o Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Caspistrano Filho (CAAV) é o serviço de referência para o atendimento de pacientes diagnosticados com hepatites virais. Durante este mês, serão feitas ações para conscientizar e informar a população, mas de uma forma diferente, considerando o atual momento de pandemia da Covid-19, como explica Riviane Santana, coordenadora do CAAV: “Não teremos como partir para ações coletivas, como já fizemos nos anos anteriores em escolas, empresas e serviços de saúde. Mas a ação está voltada aos pacientes que buscarem o CAAV para realizar a testagem gratuita para diagnóstico, que será ofertada durante todo o mês de julho. Além disso, iremos capacitar os profissionais de saúde por meio seminário online e disponibilizar materiais informativos à população por canais de comunicação”.

No CAAV também é ofertado tratamento gratuito para hepatites B e C, com uma equipe de multiprofissionais, composta por técnicos de enfermagem, enfermeiro, médico hepatologista, psicólogo, odontólogo e equipe de farmácia. Ao todo, já passaram pelo serviço 1.188 pacientes diagnosticados. Desde 2017, até o momento, já foram cadastrados 401 novos pacientes para tratamento das hepatites B e C no Caav.

Quem tiver interesse em realizar o teste pode buscar o serviço do CAAV, que fica localizado na Praça João Gonçalves, s/n, no Centro de Vitória da Conquista, próximo à Prefeitura.

O que são as Hepatites Virais? – São doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos conhecidos como vírus A, B, C, D, E, que causam inflamações no fígado e podem evoluir para cirrose, câncer no fígado e até a morte. A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamentos de seringas e objetos cortantes, e por transmissão vertical – da mãe para o filho, durante a gravidez.

Algumas medidas de prevenção simples podem evitar a infecção como o uso de preservativo nas relações sexuais, uso de materiais descartáveis ou esterilizados para intervenções cirúrgicas, piercings ou tatuagens e o não compartilhamento de utensílios pessoais e perfurocortantes. Texto e imagens: Secom PMVC.