fbpx

Agosto Dourado: programa destaca a importância do aleitamento materno

Imagem Governo do Estado do Ceará
Ilustração e Texto Secom PMVC

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por ser dedicado ao incentivo à amamentação. Durante os seis primeiros meses de vida, a alimentação exclusiva com o leite materno é fundamental para a saúde da criança e a recomendação é de que a mãe continue a amamentar o bebê até, pelo menos, a idade de dois anos. Buscando incentivar essa prática, com informações e orientações necessárias, a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma programação especial durante o Agosto Dourado. 

“Todo ano, se comemora, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Há alguns anos, essa comemoração foi estendida para todo o mês de agosto, em todo o Brasil. A Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, junto com Secretaria de Saúde, desenvolvem ações para incentivar, apoiar e promover o aleitamento materno”, explica Audrey Marins, gerente do Banco de Leite Humano.

A abertura das atividades acontece nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, às 15 horas, com um musical itinerante no Hospital Esaú Matos, realizado pela banda da Polícia Militar. Na ocasião, também serão distribuídos brindes nos alojamentos. Lembrando que tudo será realizado de acordo com os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19.

A partir do dia 5, vai ter início o projeto “Esaú e Você”, promovendo lives educativas toda quarta-feira do mês. Os convidados abordarão temas como a importância da amamentação na primeira infância, doação de leite, “hora dourada” e principais dúvidas sobre a amamentação. As transmissões serão realizadas no Instagram, no perfil @gthfsvc, sempre às 20 horas.

Ilustração e Texto Secom PMVC

Além disso, às segundas, terças e sextas do mês, será oferecido atendimento nutricional às mães, para que elas possam tirar dúvidas sobre o aleitamento. O agendamento, com hora marcada, pode ser realizado pelo telefone (77) 3420-6237.

Ilustração e Texto Secom PMVC

No sábado (8), acontecerá o Webinário abordando o tema “A amamentação salvando a saúde do planeta”. A atividade irá destacar a importância da amamentação em tempos de Covid-19, trazendo como convidados profissionais renomados da área de todo país. Para assistir ao evento, basta acessar o canal oficial do Youtube da PMVC, das 9 às 12 horas.

Ilustração e Texto Secom PMVC

Durante todo o mês, algumas Unidades de Saúde também irão desenvolver atividades educativas para discutir a temática da amamentação junto às usuárias.

O encerramento da programação do Agosto Dourado será no dia 29 de agosto, com a realização de um drive thru. Das 8 às 11 horas, as mães e pais de bebês recém-nascidos podem passar pela Praça da Normal para receber instruções sobre o aleitamento materno, sem precisar descer do carro. Eles também serão presenteados com brindes.

“É bem importante que a população consiga participar, interagir e aproveitar o momento para esclarecer dúvidas”, destaca Audrey.