fbpx

UESB oferece Fisioterapia on-line para pessoas com sintomas da Covid-19

Durante os meses de setembro e outubro, a Uesb atendeu, por meio do curso de Fisioterapia, cerca de 90 pacientes com problemas de saúde relacionados a subáreas como cardiorrespiratória, traumo-ortopedia e reumatologia, pediatria, gineco-obstetrícia e neuro-geriatria. A ideia do projeto foi promover consultas on-line para pacientes em domicílio, com sintomas leves e moderados da Covid-19.  A ação teve como objetivo contribuir para o enfrentamento da doença no município de Jequié, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Nas teleconsultas, em plataformas digitais como o Google Meet e WhatsApp, os alunos realizaram tratamentos e ações de prevenção e promoção da saúde. Cartilhas e vídeos também foram distribuídos entre os pacientes, com orientações e condutas para a continuidade dos tratamentos em casa. Estão à frente do projeto-piloto as professoras Nayara Souza, coordenadora da área de Estágio Supervisionado 1 e 2 em Fisioterapia, e Luciana Reis, coordenadora de Ensino Remoto de Estágio Supervisionado 2.

“Fazer parte, de modo efetivo, da construção e execução desse processo foi gratificante. Docentes e discentes se uniram em uma causa única. Os pacientes agradeciam pela assistência, pela evolução e pelo contato nesse período tão doloroso”, afirmou a professora Nayara Souza. Para Reis, o projeto inovador foi um momento ímpar para todos os envolvidos, pois “proporcionou experiências ricas de aprendizado aos docentes e discentes e, sobretudo, contribuiu para a saúde dos pacientes atendidos, desenvolvendo, assim, o papel social da Universidade”.

Gilberto Dias, aluno do décimo semestre de Fisioterapia, participou da ação. Ele destaca que o projeto foi desafiador, com “aprendizados, em situações atípicas, ao levar qualidade de vida a tantas pessoas que se encontravam com sintomas”. 

Nesta sexta, 30, será realizado o Webinar Teleconsulta em Fisioterapia, a partir das 14 horas,. A ação marca o encerramento dos trabalhos, com a devolutiva dos resultados obtidos à Secretaria Municipal de Saúde de Jequié. A programação inclui também relatos de experiências de docentes e discentes e será transmitida no YouTube da TV Uesb.