fbpx

Hemoba e hemocentros do Brasil se unem: Dia Nacional do Doador de Sangue

Com a campanha ‘Somos Todos do mesmo Sangue’, a Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros estaduais de todo o país se unem durante a última semana do mês com objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A ação conjunta é inédita e tem como objetivo destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Em Salvador, a abertura da campanha será nesta segunda-feira (23), às 8h30, com a apresentação da banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e com expositores da Feira de Economia Solidária, do Centro Público de Economia Solidária (Cesol/Setre).

Durante toda a semana, as 24 unidades de coleta da Hemoba, na capital e no interior do estado, terão coletas externas, horários diferenciados, homenagens aos doadores e atrações culturais para mobilizar grupos de doadores, profissionais de saúde, sociedade civil, artistas e influenciadores digitais em cada região.

O cantor Léo Santana é o artista convidado como embaixador da campanha na Bahia. Segundo o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, a parceria de artistas e influenciadores digitais é muito importante no incentivo à doação voluntária de sangue. “Léo já esteve com a gente em duas campanhas de carnaval e sua presença, assim como de outros artistas, chama a atenção dos seus seguidores e fãs para a atitude cidadã!”, conta.

Por conta da pandemia, no entanto, o Hemocentro fará um evento menor, com algumas apresentações culturais no turno da manhã para evitar aglomeração no local, seguindo as medidas de segurança contra a Covid-19, que já estão estabelecidas pelo hemocentro desde março deste ano. “Por mais que a gente queira celebrar essa semana e já termos a tradição de chamar doadores nesse período, precisamos ter cuidado para manter o espaço seguro para quem quer doar e para os nossos colaboradores”, frisa Araújo.

Doações

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

Com a pandemia, esse número ficou ainda menor. Na Bahia, a queda nas doações chegou a quase 20% no primeiro semestre deste ano em relação a 2019, o que gerou forte impacto no abastecimento de sangue no estado.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de hemocomponentes como as plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em diversos tratamentos, como o câncer.

Árvore da Solidariedade

No Salvador Shopping, uma árvore de natal interativa com histórias de pessoas que precisam ou precisaram de transfusões de sangue será instalada próxima ao posto de coleta da Hemoba, no G1 – Praça de Serviços. O objetivo é conscientizar os passantes sobre a necessidade da doação voluntária de sangue, especialmente durante a pandemia.

Para a coordenadora de coleta e captação de doadores da Hemoba, Iara Matos, as campanhas de sensibilização sobre a causa do sangue têm atraído inúmeros parceiros de diferentes setores da sociedade.

“Somos muito gratos ao apoio da imprensa, das entidades religiosas, dos grupos culturais e das empresas parceiras. Este ano, além do Salvador Shopping, a Semana do Doador contará com a colaboração do laboratório Linus Pauling, Pãozinho Delícia, Red Burguer, Panilha Delicatessen e entidades governamentais como a Embasa, a Polícia Militar, o Comando Conjunto Bahia, a Osba e a Setre. Todos estão atuando em prol de resultados mais positivos e crescentes para a Fundação Hemoba”, pontua.

Em Vitória da Conquista o Hemoba funciona no Hospital Geral, conhecido como Hospital de Base.