fbpx

Cartórios da Bahia recebem o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2020


Em sua 16ª edição, iniciativa que conta com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, avaliou unidades inscritas de todo o País em 10 critérios, qualificando-as nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze
.

Com a premiação de 22 cartórios da Bahia, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realizou na última sexta-feira (11.12) a cerimônia oficial de entrega do 16º Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), iniciativa que reconhece a excelência de gestão e qualidade no atendimento das unidades de Notas e de Registros do País. Devido aos cuidados necessários em razão da atual conjuntura da COVID-19, tanto as auditorias como a premiação se deram de forma totalmente online.

” É muito gratificante vermos que os Cartórios baianos, mesmo com todas as dificuldades de 2020, representaram tão bem o estado e obtiveram 22 premiações. Trabalhamos para que os serviços dos cartórios atendam a população com qualidade e celeridade a fim de facilitar a vida dos cidadãos nos momentos mais importantes de suas vidas”, afirma o presidente da Anoreg/BA, Otávio Câmara de Queiroz.

Durante a cerimônia, representando a Corregedoria Nacional de Justiça, o desembargador Marcelo Martins Berthe, ressaltou que “a Corregedoria só pode aplaudir a iniciativa, que incentiva a atividade dos registradores e notários brasileiros”. A juíza auxiliar da Coordenadoria de Gestão de Serviços Notariais e de Registro (CONR), da Corregedoria Nacional de Justiça, Maria Paula Cassone, por sua vez, afirmou que, no contexto da pandemia de Covid-19, a premiação de boas práticas evidencia uma ação de governança alinhada ao interesse público, que deve ser continuamente incentivada.

Prêmio Continuidade do Negócio

A 16ª edição do PQTA reconheceu ainda as práticas implementadas para a Continuidade do Negócio. Independentemente da premiação nas categorias e modalidades listadas acima, a Comissão Organizadora destacou, dentre os cartórios auditados, aqueles que apresentaram a iniciativa que melhor representasse o esforço para a Gestão da Continuidade do Negócio durante a pandemia da Covid-19.

Por meio de votação pública aberta no site do PQTA, a ação mais votada, com 57% dos votos válidos, foi realizada pelo Cartório de Balsas, no Maranhão que, além de adaptar as instalações para acolher os usuários e os colaboradores nas rotinas do dia a dia, criou centrais de atendimento por meios remotos e iniciou um atendimento drive thru com uma janela de atendimento voltada para o estacionamento, possibilitando que o usuário tivesse acesso aos serviços sem precisar sair do próprio veículo.

Avaliação

Como forma de garantir a integridade nas notas, a auditoria das serventias participantes é realizada de maneira independente pela Apcer Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia, cujos auditores visitam cada uma das unidades inscritas. Nesta 16ª edição, as auditorias foram realizadas no formato remoto, devido ao distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19.

Os cartórios são avaliados com base em dez critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação; Compliance, e Continuidade do Negócio. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação, cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.

Veja abaixo os premiados da Bahia:

Menção Honrosa

– Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos – Hervison Barbosa Soares

Prata

– Registro Civil do Paço – Geovana Brito de Souza Dourado

Ouro

– Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos – Plínio de Castro Paranhos Ferreira

Diamante

– 1º Ofício de Registro de Imóveis – Alagoinhas/BA – Karoline Sales Monteiro Cabral

– Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas – Karoline Sales Monteiro Cabral

– 2 º Ofício de Registro de Imóveis – Alagoinhas/BA – Karoline Sales Monteiro Cabral

– Cartório de Protesto de Títulos de Alagoinhas – Flávia Costalonga Ramos

– Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas – Camila Rodrigues Alves Mucari Arruda

– Aporá, Registros de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos – Luiz Fernando Fontoura Nunes Morato
– Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Caculé/BA – Gabriel de Andrade Verzola Lacerda

– Tabelionato de Notas com Função de Protesto de Títulos – Amanda Poliana Ferreira Nunes

– Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas, Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas – Ryan de Chantal Zanchet

– Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas de Conde-BA – Giuliana Vieira de Sá Cardozo

– Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos – Vinicius Francisco Gonçalves de Almeida

– Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas – Greg Valadares Guimarães Barreto

– Tabelionato de Notas C/C Protesto Luis Eduardo Magalhães – Ana Paula de Araújo Koerner

– Tabelionato de Notas com Funções de Protesto de Títulos – Samuel Lucas Ferreira Nunes

– Registro de Imóveis e Hipotecas, Títulos e Documentos – Pedro Henrique Silva Amaral

– Registro do 4º Oficio de Imóveis de Salvador – Diogo Oliveira Canuto

– Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos – Lucélia Pitombeira Barreto

– Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas de São Desidério – Fernanda Assis Lomanto Andrade

– Registro de Imóveis, Civil das Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos de Una – Andrea M. Pinhate.

Para acessar a lista completa dos ganhadoresclique aqui.

Para acessar ao vídeo da premiação, clique aqui.

Anoreg/BA

A Anoreg/ BA congrega os cartórios do estado da Bahia. Entre os objetivos da atividade destacam-se: a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos. A entidade nacional tem legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar todas as especialidades em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres.