fbpx

COELBA alerta: cuidados especiais com a rede elétrica nas festas de Ano Novo

Orientações para soltar fogos de artificio e pontos de atenção em casas de veraneio podem evitar acidentes

A contagem regressiva para o fim de 2020 já começou e os cuidados com a segurança devem acompanhar esse momento. É comum as pessoas soltarem fogos na festa de réveillon. Por isso, a Coelba alerta para os perigos de utilizá-los próximo da rede elétrica. A empresa organizou algumas orientações que irão ajudar a evitar acidentes comuns nesse período. 

O primeiro ponto de atenção é no uso de bombas, fogos e rojões. “Eles jamais devem ser acionados na direção ou próximo da rede elétrica. O ideal é utilizá-los o mais distante possível da fiação, de preferência em locais abertos, isolados e distante das pessoas”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Coelba, Hugo Vidal. É importante lembrar que todos os itens só podem ser manuseados por adultos, seguindo as orientações de segurança do fabricante estampadas na embalagem, sempre optando por comprar produtos com certificado de garantia e qualidade. 

Os riscos associados ao uso de fogos de artificio próximos da rede elétrica incluem acidentes que podem prejudicar o fornecimento de energia até situações fatais. No caso de interrupção da energia, a primeira providência é isolar a área e acionar a distribuidora para identificação da situação e devidas intervenções. Jamais se aproxime ou toque em fios caídos no chão ou tente retirar objetos da rede. Somente a equipe da distribuidora está habilitada para tais procedimentos. 

“Ninguém quer ficar sem energia justamente na virada de ano, então todo cuidado e atenção são necessários para garantir a celebração com segurança, qualidade e tranquilidade”, reforça Hugo Vidal. Outras recomendações de segurança no uso de fogos são evitar soltá-los próximos a fachadas de prédios e vegetação densa, além de comprar artefatos que venham com uma base, pois não é recomendável segurá-los diretamente com as mãos. 

Casas de veraneio 

As celebrações de Réveillon são comuns em locais de veraneio. É preciso ter atenção ao estado da fiação do imóvel, que normalmente fica fechado boa parte do ano e pode não estar com a manutenção em dia. Por isso, a orientação é checar as instalações elétricas do local com a ajuda de um profissional habilitado. Se o imóvel for alugado, é importante buscar informações com o proprietário sobre o estado da fiação da casa e há quanto tempo ela foi erguida – o tempo médio da durabilidade de toda a fiação é de 15 anos, após esse período, o recomendado é contratar um eletricista para revisão geral.

Ao chegar na casa, certifique-se de localizar onde fica o disjuntor e confira o estado da fiação e das tomadas. Outra atenção se dá no caso de residências com piscina. Não ligue aparelhos eletrônicos perto da água e não manuseie os equipamentos com o corpo molhado e descalço. “É comum as pessoas saírem da piscina e irem direto até a geladeira para pegar bebidas ou comida. O risco de choque é muito grande nessa situação, por isso, mantenha-se sempre calçado e seco”, finaliza Hugo Vidal. 

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).