fbpx

“Liderando Novos Prefeitos” prepara gestores públicos em áreas estratégicas

Iniciativa será coordenada pela Escola Nacional de Administração Pública e conta com o apoio de diversas instituições parceiras

Sebrae formata conteúdo exclusivo e apoia a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no lançamento do curso de formação para 500 novos prefeitos e prefeitas (e seus vices) eleitos no último pleito. Com uma metodologia inovadora e aplicada às realidades locais, o “Liderando Novos Prefeitos” vai preparar os novos gestores e gestoras em áreas estratégicas para os desafios dos quatro anos de mandato, como planejamento, gestão públicas, desenvolvimento sustentável, inovação, entre outros. As inscrições prosseguem até o dia 30, no site da Enap.

A formação, que será feita de modo híbrido (presencial e online), é gratuita. O objetivo é desenvolver capacidades analíticas para a promoção do desenvolvimento local e a melhoria das políticas e serviços públicos brasileiros. Na pauta, constam alguns temas de destaque, como: desafios das cidades brasileiras para os próximos anos no contexto da pandemia, como desenvolver competências de lideranças individual e coletiva para o desenvolvimento territorial, importância dos dados e evidências para a tomada de decisão. Também serão abordadas questões como arrecadação municipal, auditoria e controle, boas práticas municipais e como implementar uma boa governança e um desenvolvimento urbano sustentável.

O presidente do Sebrae Carlos Melles destaca a importância da iniciativa. “Sabemos que os pequenos negócios são o motor da economia nos municípios brasileiros. São as micro e pequenas empresas que geram empregos e contribuem decisivamente para a arrecadação das nossas cidades. Para superar a crise provocada pela pandemia e impulsionar o nosso desenvolvimento econômico e social, será fundamental contar com o apoio dos novos gestores e gestoras recém eleitos”, comenta. “O Sebrae entra nessa parceria, formatando um conteúdo pensado especialmente para esses novos prefeitos, explorando metodologias consagradas como as aplicadas no Programas Cidade Empreendedora, Líder e Prêmio Prefeito Empreendedor”, complementa Melles.

De acordo com o presidente da Enap, Diogo Costa, essa é uma oportunidade de as lideranças regionais aprenderem sobre gestão pública com quem está na fronteira do conhecimento. “O Liderando é o lugar para o gestor aprender a ‘gramática do governo’, como funciona a gestão pública. Tudo isso com os melhores professores que o setor público tem a oferecer, que estão aqui na Enap”, avalia.

Os quatro primeiros módulos acontecerão de modo virtual e dois presenciais, na Enap, em Brasília (DF), com passagens financiadas pelo programa. No total, serão 40 horas de capacitação, distribuídos em um mês. As primeiras turmas estão previstas para iniciar no fim de janeiro de 2021. Serão, no total, 10 turmas com 50 prefeitos cada. O curso contará com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais.

Além de aulas, estão previstos momentos de conexão e formação em rede entre os participantes e um roadshow, no qual o prefeito terá acesso a sessões paralelas onde poderá estreitar contatos com as instituições parcerias do programa, como atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

Conteúdo exclusivo

A abertura do curso contará com palestra magna de José Scheinkman, economista e professor de Columbia e emérito de Princeton, que irá abordar os novos desafios globais para os governos e a gestão pública. 

Durante a formação, os prefeitos terão a oportunidade de conhecer casos de sucesso de outros municípios, além de ferramentas e programas que poderão ajudar na gestão de suas respectivas cidades ao longo dos próximos quatro anos. Tudo de forma participativa e dinâmica. Eles terão acesso também a um material exclusivo com curadoria da Enap. Serão três estudos especiais em temáticas priorizadas pelos participantes, com dados, evidências e comparativos internacionais que servirão de insumo para a tomada de decisão das lideranças. Além disso, os participantes terão acesso a um conteúdo selecionado, oferecido pelas instituições parceiras.

Instituições parceiras

  • Associação Brasileira de Municípios (ABM)
  • Confederação Nacional de Municípios (CNM)
  • Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
  • Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Consad)
  • Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil)
  • Pnud Brasil
  • GIZ
  • Fundação Brava
  • Humanize
  • Instituto Arapyaú
  • Comunitas
  • Instituto Serzedello Corrêa
  • Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan)
  • Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Saf) da Secretaria de Governo, Ministério da Educação (MEC)
  • Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).