fbpx

Resultados de teste de Covid agora são online em Vitória da Conquista

A partir de agora, os pacientes notificados de Vitória da Conquista que fizeram o teste para detecção da Covid-19 poderão acessar o laudo de forma online, por meio de um sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Texto e imagem: Secom PMVC.

A ferramenta está implantada para dar mais segurança e agilidade no atendimento dos pacientes que apresentam sintomas suspeitos da doença. Dessa forma, no momento do agendamento, as vagas para aplicação dos testes já aparecem para os profissionais de saúde que estão monitorando esses pacientes.

Quando o teste é agendado, o paciente que tiver um número de celular Whatsapp disponível no cadastro irá receber uma mensagem informando sobre o agendamento do teste, com horário e local.   Após a realização, o laudo ficará disponível no sistema em até 48h. No momento em que o resultado do teste for lançado no sistema, o paciente receberá outra mensagem via Whatsapp, disponibilizando o link de acesso, além do login e senha para que ele possa baixar o laudo do teste em casa, com maior comodidade e conforto.

De acordo com o farmacêutico e coordenador das testagens no município, Pablo Maciel, o principal objetivo da criação do sistema foi garantir mais segurança. “Com isso, temos dois ganhos: se o paciente tem o resultado positivo para Covid, ele não precisa ir até a Unidade de Saúde e expor outras pessoas ao risco de contaminação para retirar seu laudo. E, se ele é negativo, também não precisará ficar transitando, correndo também o risco de se infectar”, explica.

Vale ressaltar que as mensagens são disparadas de forma automática e não é necessário respondê-las, pois o número não é um canal de comunicação direta. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelos telefones do Call Center ou na Unidade de Saúde de referência.