fbpx

Bancos fechados, comércio aberto em Vitória da Conquista no carnaval

Conforme anunciamos anteriormente, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista havia editado Decretos, transferindo os feriados de segunda e terça-feira de carnaval para o segundo semestre. https://www.dsvc.com.br/2021/02/adiado-feriado-do-dia-do-comerciario-tambem/

As repartições públicas municipais, estaduais e federais funcionam normalmente.

Já o Tribunal de Justiça da Bahia, também por Decreto, mantém fechadas as unidades jurisdicionais, havendo apenas os plantões para atendimentos emergências.

Bancos não funcionam no Carnaval

Após o governador Rui Costa suspender o ponto facultativo nos dias de Carnaval, em razão da não realização da festa devido à pandemia do coronavírus, surgiu a dúvida em relação ao funcionamento dos bancos. Mas está confirmado: as instituições bancárias não vão abrir nos dias 15 e 16.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) definiu e divulgou em janeiro o calendário de feriados bancários, considerando que não haverá expediente na segunda (15) e terça (16). Na Quarta-feira de Cinzas (17), o expediente será iniciado às 12h, como de costume.

A informação acaba de ser confirmada pela Febraban: “Mesmo com a notícia de que alguns municípios cancelaram as festividades carnavalescas deste ano e suspenderam o ponto facultativo dos servidores públicos municipais, devido à pandemia (como fizeram o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador, a Prefeitura de Vitória da Conquista dentre outros), o BACEN manteve a regra contida na Resolução 2.932/2002”, informou.

Com ou sem feriado, Carnaval é motivo de alerta nos cuidados com COVID-19

Os mais tradicionais carnavais brasileiros foram cancelados ou adiados, o governo federal decidiu que os dias 15 e 16 e até às duas horas da tarde do dia 17 serão pontos facultativos, decisão que muitas cidades e estados brasileiros aderiram.

Fato é que, apesar de ser um carnaval diferente devido à pandemia do coronavírus, há a possibilidade de muita gente optar por viajar ou sair de casa nesse período – seja para aproveitar o feriado prolongado ou a possibilidade que o trabalho remoto oferece de “cumprir expediente” no chamado anywhere office, com profissionais trabalhando de qualquer local. O que preocupa as autoridades de saúde.

As medidas de prevenção precisam ser mantidas. O uso da máscara em espaços públicos, distanciamento de 1,5 metro e a higienização constante das mãos são as maneiras mais seguras para prevenir a doença.

Outras dicas importantes são evitar tanto aglomerações, quanto cumprimentos com contato físico, como beijos e abraços e ter sempre álcool em gel por perto.

Na praia, destino certo de muitos, os cuidados devem ser mantidos, inclusive com a utilização da máscara para quem está aproveitando o sol em contato próximo com outras pessoas ou em ambientes públicos. A pandemia não acabou, a transmissão do vírus é principalmente por via respiratória e pode ocorrer um a dois dias antes dos sintomas aparecerem. É fundamental mantermos as medidas, não dá para se descuidar.

Finalmente lembram as autoridades sanitárias que, mesmo com a vacinação, todas as medidas de precaução são necessárias e devem ser mantidas. Não dá para relaxar sob nenhum pretexto.