fbpx

Farmácias da Família ampliam atendimentos a pacientes diabéticos

Em 2020, as equipes das Farmácias da Família I e II do município intensificaram a assistência do Programa de Automonitoramento Glicêmico, para os pacientes que convivem com a Diabetes Mellitus tipos I e II. O objetivo principal é garantir que eles mantenham o controle da doença neste momento de pandemia.

Texto e imagens: Secom PMVC

No ano passado, houve um crescimento de 26% em novos cadastros de pacientes atendidos pelo Programa. Isso refletiu na quantidade de usuários atendidos, que aumentou em 17% – passando de 1.426, em 2019; para 1.666, em 2020. As Farmácias distribuíram 878.400 tiras, com média de 73.200 por mês, além de 790.560 lancetas.

Com o aumento de pacientes cadastrados, houve um incremento no recurso do município destinado ao Programa, para atender e disponibilizar as tiras e lancetas aos insulinodependentes e gestantes de alto risco com descontrole glicêmico. Com isso, se comparado ao ano de 2019, em que houve 3.759 retiradas, foi possível aumentar em 28% a distribuição desses materiais para atender toda a demanda desses pacientes, que chegaram a realizar 4.810 retiradas em 2020.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica, Halanna Ferraz, explica: “O aumento no atendimento ao público, não só na entrega dos insumos, mas também dos atendimentos clínicos e farmacêuticos, é para garantir que a terapia desse paciente alcance o sucesso. Quanto mais pacientes em acompanhamento e dentro do controle das metas glicêmicas de cada um, evitamos as complicações relacionadas à Diabetes. O nosso foco é continuar atendendo aos pacientes que já eram atendidos e conseguir atender a um público-alvo ainda maior.”

De acordo com farmacêutico da Farmácia da Família II, Pablo Maciel, “o automonitoramento da glicemia capilar é reconhecido como medida fundamental neste grupo, para controle da glicemia e da diabetes. Vale ressaltar que, caso contraiam a infecção por coronavírus, tem risco reduzido de agravar e necessitar de hospitalização ou mesmo ir a óbito.”

Para ter acesso e fazer retirada desse material, as pessoas devem procurar uma das unidades da Farmácia da Família para realizar o agendamento prévio de cadastro, tendo em mãos documento pessoal com foto, Cartão SUS de Vitória da Conquista, exames laboratoriais recentes e prescrição médica de Insulina ou Análogos de Insulina.

No atendimento, será feita a avaliação clínica farmacêutica das condições gerais da saúde do paciente, que também receberá orientações sobre as medidas que contribuem para o controle da Diabetes, o uso e o armazenamento correto do aparelho.

Para agendar o atendimento, os usuários podem procurar pessoalmente uma das Farmácias ou entrar em contato pelos canais disponíveis:

  • Farmácia da Família I – Avenida Ceará, 531, Bairro Brasil, próximo à Praça Mármore Neto;

Telefone – 77 3426-4030; mensagem via WhatsApp – 77 98834-9797.

  • Farmácia da Família II – Praça Vitor Brito, n° 6, Centro;

Telefone – 77 3426-4035; mensagem via WhatsApp – 77 98856-4282.