Prefeitura concede 10% de descontos para pagamento do IPTU em cota única

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista já está disponibilizando o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O contribuinte que escolher quitar em parcela única receberá 10% de desconto até o dia 12 de abril.

Além disso, há a possibilidade de parcelar o valor em nove vezes, com o primeiro pagamento em abril e o último em dezembro. É importante ficar atento à data de vencimento, para não gerar encargos.

Para ter acesso à guia para cota única, basta clicar aqui. O documento está disponível no site oficial da PMVC, no menu “Finanças”, na coluna ao lado direito das notícias. Ao clicar em “Impressão de DAM/IPTU”, o contribuinte precisa informar apenas o seu nome e o número de Inscrição Municipal do imóvel, disponível em qualquer carnê ou guia de anos anteriores.

Além disso, as guias para pagamento à vista também serão entregues, junto com o carnê de parcelamento, nos próprios imóveis. Por conta da pandemia, a recomendação é que os cidadãos priorizem uma dessas duas formas de acesso ao IPTU. Também é preferível optar, caso possível, pelo pagamento online, através dos aplicativos bancários.

Caso o contribuinte não tenha acesso à internet e não receba o IPTU em sua casa, é possível retirar sua guia ou carnê presencialmente. Para isso, basta se dirigir à Secretaria Municipal de Finanças, na sede da Prefeitura; ou no posto de atendimento da Prefeitura da Zona Oeste, localizado no Centro Cultural Glauber Rocha.

O secretário municipal de Finanças, Jonas Sala, lembra a importância coletiva de se manter em dia com o IPTU: “Além de ser obrigação legal, é um recurso totalmente destinado à cidade, à comunidade. É um imposto que você paga e vai ser revestido em ruas asfaltadas, escolas, postos de saúde, meio ambiente e iluminação; todos esses benefícios que você usufrui como cidadão são financiados pelo ITPU.”

Para quem está em débito com o Município, por conta de atrasos no pagamento do imposto, o secretário convida para vir até a Secretaria Municipal de Finanças para negociar e buscar maneiras de regularizar a situação.