fbpx

UESB e Polícia Militar assinam convênio para atendimento psicológico

Professor Luiz Otávio de Magalhães, Cel PM Ivanildo da Silva e Jeciana Botelho

Desde maio de 2018, a Universidade tem sido parceira da Polícia Militar, com a proposta de oferecer atendimento psicológico a esses profissionais, com cerca de 600 atendimentos já realizados por professores do curso de Psicologia da Uesb.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Psicológicas (Nupsi), Jeciana Botelho, essa abordagem oferece aos policiais um espaço para escuta que busca o fortalecimento individual que influi, diretamente, na forma como eles se vêm e agem dentro do âmbito pessoal e profissional.  “Temos visto isso de forma muito consciente nos relatos, com mudanças de comportamento e posicionamento diante do outro. Esses atendimentos não estão contribuindo somente com a saúde dos policias, percebemos que vêm contribuindo também para a população que é atendida por eles”, esclareceu.

Texto e imagens: Ascom UESB

O Convênio busca dar suporte, de maneira geral, aos policiais militares da região e também aos familiares. Para o coronel Ivanildo da Silva, que está à frente do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO), a iniciativa, além de ter estimulado um olhar diferenciado da Polícia para a Universidade, reflete na mudança da forma de ver a corporação.

Segundo ele, a parceria reforça a humanização dentro do quadro de profissionais. “Com o advento do mal do século, que é a depressão, o nosso policial também passa por esse processo de adoecimento. Nós somos seres humanos e estamos lá com a comunidade. Apenas estamos aqui para exercer nosso papel fundamental que a Constituição nos dá, que é proteger e servir à comunidade”, pontuou.

Essa parceria, conforme explica o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, também é uma forma da Instituição servir à sociedade. “É uma motivação estabelecer  uma política de humanização dos servidores militares que trabalham com segurança pública, por ser uma atividade que estabelece relações extremamente estressantes de trabalho, envolvendo aspectos que impactam a vida da pessoa. E isso é muito gratificante para nós, enquanto instituição pública”, explicou.

Para ter acesso a mais informações sobre o convênio,  entre em contato com o Nupsi pelo e-mail nuppsi@uesb.edu.br.