fbpx

Câncer na mulher – quando os efeitos colaterais podem ser minimizados

A medicina moderna conta com eficazes alternativas para reduzir as náuseas, vômitos, fraqueza e queda de cabelo. O tratamento quimioterápico tem como objetivo destruir as células cancerosas, mas também acaba agindo nas células normais o que, frequentemente, provoca alguns efeitos colaterais como náuseas, vômitos, perda de apetite, febre, queda de cabelo, fraqueza e fadiga.
Os sintomas e a intensidade variam conforme o paciente e também de acordo com os medicamentos utilizados, as doses administradas, a duração do tratamento e o organismo de cada paciente.  Em linhas gerais, há algumas dicas que ajudam a gerenciar melhor a fase da quimioterapia que devem ser adotadas em concordância com o médico (segue abaixo).
Além das sugestões para que o paciente possa enfrentar melhor esta fase, a indústria farmacêutica dispõe de recursos que diminuem os efeitos colaterais, como é o caso da doxorrubicina lipossomal peguilada, por exemplo.
Tal fato é possível porque a  droga está presente dentro de pequenas partículas – os lipossomos – que, por sua vez, liberam a medicação bem mais próximo ao tumor.  “Isso confere maior segurança ao paciente uma vez que a molécula não circula no organismo, diminuindo os efeitos colaterais como queda de cabelos e alterações da medula óssea”, comenta o oncologista Dr. Ricardo Caponero.
Injetável, o medicamento é usado, entre outras indicações, para o tratamento de câncer metastático de mama e ovário. “A doxorrubicina lipossomal peguilada, ou comumente chamada de DLP, libera menos substâncias cardiotóxicas, por isso é importante em pacientes com histórico de problemas cardíacos”, conclui Dr. Caponero.
A Zodiac Produtos Farmacêuticos, preocupada com os pacientes com câncer da rede pública, inovou ao se tornar a única empresa a adotar uma expressiva redução do  preço do DLP de sua fabricação (comercializado com o nome de Doxopeg®). A medida de adequação faz parte do Programa de Acesso Público ao Tratamento Oncológico (APTO), com a finalidade viabilizar o acesso a produtos de alta qualidade aos pacientes atendidos pelo SUS. O programa atende, até o momento, mais de 45 hospitais.
.
Dicas do Dr. Caponero para o dia da quimioterapia que ajudam a minimizar os efeitos colaterais
• Faça pequenas refeições ao longo do dia e evite beber líquido próximo às refeições, de forma a não distender   o estômago.
• Evite comidas gordurosas ou frituras.
• Mastigue lentamente os alimentos e repouse em posição sentada após as refeições.
• Beba suco de frutas gelado ao longo do dia. O gelado é melhor aceito em caso de náuseas.
• Evite bebidas gasosas.
• Alimente-se pelo menos uma hora antes do tratamento.
• Coma pequenas refeições frequentes durante o dia.
• Evite ficar exposto a cheiros fortes (fumaça, perfumes, frituras etc.).
• Vista roupas folgadas, evitando comprimir o abdômen.
• Tome os medicamentos prescritos pelo seu médico em casa, principalmente se os sintomas persistirem.
• Náuseas e vômitos devem sempre ser relatados para que se possa determinar ajuste das medicações às necessidades de cada paciente.
• Em caso de febre (temperatura maior que 37,8º C), deve-se comunicar imediatamente a equipe médica.
Contato com a imprensa:
Mônica Tremonti Belini – (11) 3875-5627 / 3875-6296 – (11) 9970-0697
e-mail: monica_belini@rspress.com.br – www.rspress.com.br | @rspressweb
ou Ana Paula Guedes – (11) 3875-5627/3875-6296 – (11) 9817-0974
e-mail: Ana_Guedes@rspress.com.br –  www.rspress.com.br | @rspressweb