fbpx

VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

A Prefeitura de Vitória da Conquista promove, entre 12 e 16 de setembro, o VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Este ano, o evento traz o tema “Ressignificando práticas pedagógicas com o ‘aluno especial’”. As principais palestras estão previstas para ocorrer no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae).
Desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), o programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” já existe em 162 municípios-polo de todo o Brasil. Como um deles, Vitória da Conquista atua em uma região que envolve 53 municípios do entorno.
A função do município-polo é oferecer a profissionais desses outros municípios a formação necessária para que eles atuem como multiplicadores em suas determinadas cidades, pondo em prática a política de educação inclusiva estabelecida pelo MEC. Para chegar a esse objetivo, o seminário disponibiliza conferências, oficinas, mesas redondas e relatos de experiência.
A formação oferecida pelo evento possui carga horária de 40 horas. Estima-se que cerca de 250 pessoas participem, entre professores, secretários municipais de Educação e representantes das entidades que participam do seminário como convidadas. Além das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, deverão estar presentes o Conselho Tutelar, a 20ª Diretoria Regional de Educação (Direc-20), o Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf), a Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Comdica), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação Conquistense de Integração do Deficiente (Acide), Lyons, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e Centro de Referência de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (CAAV). Representantes das pastorais e de escolas particulares de Educação Infantil também estão incluídos.