fbpx

Direção em cinema é tema de uma das Oficinas da Mostra Cinema Conquista 2011

No cinema, a figura do diretor é muito significativa, uma vez que é ele quem dá o direcionamento da obra em todos os níveis, sendo, muitas vezes, considerado o grande responsável pela criação da obra cinematográfica. Mas o que realmente faz um diretor? Qual é o papel do diretor na elaboração de um roteiro? Todo diretor pode ser roteirista? Estas e outras questões relacionadas à função do diretor serão abordadas na oficina “Direção em Cinema”, que terá como instrutor o jornalista e cineasta Rodrigo Grota.

Rodrigo Grota é um jovem diretor de cinema, mas que possui um conhecimento amplo sobre a arte cinematográfica. Ele é um dos fundadores do KINOARTE (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) e um dos coordenadores da Mostra Londrina de Cinema e da Mostra Marília de Cinema. Além disso, é Diretor, co-roteirista e montador e co-produtor executivo dos curtas-metragens “Satori Uso” de 2007, “Booker Pittman” de (2008) e “Haruo Ohara” de 2010, que recebeu inúmeras premiações em festivais e mostras por todo o país.

Quem participar da oficina terá a oportunidade de aprender os principais conceitos que envolvem o diretor dentro da construção e realização de um filme. Assim, haverá espaço para debater a criação da linguagem de uma obra cinematográfica e o posicionamento das câmeras e dos autores na cena, além de discutir como a edição pode interferir na linguagem adotada pela obra. E claro, falará do trabalho realizado pelos grandes diretores, a exemplo de Eisenstein, Godard, Resnais, Glauber Rocha.

Para que todos os conceitos sejam bem compreendidos, ao longo da oficina serão apresentados alguns filmes que servirão de exemplos e em seguida os participantes realizarão exercícios práticos. Com isto, ao final da oficina, os alunos terão produzido um curta-metragem.

A oficina Direção em Cinema acontecerá no teatro Glauber Rocha (UESB), entre os dias 07 e 11 de novembro, das 14h às 18h. Se você se interessou pelo tema, faça logo sua inscrição porque só há 20 vagas.