fbpx

Estados Unidos começam a retirar tropas do Iraque, depois de oito anos de invasão

Nos primeiros dias da operação, centenas de caminhões transportando veículos blindados e equipamentos militares deixaram o país. Do Iraque, os caminhões seguem em direção ao Kuwait. Para especialistas, é um movimento histórico depois de oito anos de ocupação estrangeira do território iraquiano.

O porta-voz do governo do Iraque, Ali Al Dabbagh, disse que 485 homens norte-americanos deixaram suas bases no país. Segundo ele, a saída faz parte de uma série de acordos firmados entre os Estados Unidos e o Iraque. O objetivo é retirar todas as tropas até o final deste ano.

Alegando que o Iraque produzia armas de destruição em massa, os Estados Unidos, com apoio de vários países, declararam a necessidade de ocupação da região. Em março, tropas norte-americanas e estrangeiras invadiram o território iraquiano. Por ar, houve vários ataques.

O governo do então presidente Saddam Husseim tentou resistir à invasão. Ele foi capturado, julgado e morto. O novo governo do país recebeu apoio dos norte-americanos e europeus. Pelo acordo, segundo as autoridades iraquianas, não será permitida a presença de bases militares norte-americanas no país.

Porém, está autorizada a contratação de especialistas e peritos dos Estados Unidos no Iraque com o objetivo de treinar as Forças Armadas iraquianas.

Fonte: Agência Brasil
*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, a Telam // Edição: Juliana Andrade