fbpx

Autoridades participam do lançamento da Pedra fundamental da Adutora do Rio Pardo

Acaba de ser lançada a pedra fundamental para a construção da Adutora do Rio Pardo, no assentamento Lagoa Caldeirão. A obra beneficiará diretamente seis assentamentos onde residem 485 famílias e, indiretamente, quase 11 mil moradores dos povoados de Cercadinho e Veredinha. O investimento feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/Incra será de mais de R$ 6 milhões, dos $ 15 milhões destinados para a Bahia.

Antes do lançamento, o presidente do Incra, Celso Lacerda, falou para imprensa sobre a importância da obra. “Essa reivindicação já vem de muito tempo. A gente sabe que desde 97 tem um esforço da Prefeitura para tentar fazer essa obra, foram feitos projetos. A gente fica satisfeito de conseguir liberar isso agora. É uma vitória coletiva. É uma obra necessária, prioritária. Com isso, comprovamos que a união de forças dá resultados bastante significativos”.

Na oportunidade, o prefeito municipal, Guilherme Menezes, destacou que esse momento é de felicidade em virtude da dificuldade que o município possuía com relação à água. “Esse empreendimento chega como uma solução definitiva para o problema da falta de água. É uma obra de consequências altamente positivas. Por isso, é um momento de felicidade”, afirmou.

Representando o governador do estado, Jaques Wagner, o secretário estadual das Relações Institucionais, Cézar Lisboa, salientou: “Essa adutora é uma luta de muito tempo. E ela agora está se concretizando num tamanho que vai além das necessidades das 485 famílias que compõem os assentamentos de reforma agrária. Ela vai permitir levar água para vários outros distritos, outras localidades no entorno. Essa obra é uma parceria nitidamente entre Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal”.

Os deputados federal e estadual, respectivamente, Valmir Assunção e Marcelino Galo, que acompanharam a coletiva, também comentaram sobre a adutora. “Essa é uma obra que já vem há vários anos. Então, hoje,  o lançamento da pedra fundamental, ou seja, o início das obras , é uma grande conquista para Vitória da Conquista. Vamos criar sustentabilidade para os assentados e ter também a oportunidade de criar no Chapadão uma região para produzir com o auxílio da irrigação. Isso significa aumentar a produção dos assentamentos”, disse o deputado  Valmir Assunção.

Para o deputado Marcelino Galo, “a obra é importante não só para Vitória da Conquista. Essa adutora é uma reivindicação histórica. Hoje, aqui, é um momento especial, por celebrar essa conquista que há tão longo tempo vem sendo reivindicada. É uma grande conquista para os assentamentos e para as comunidades, porque ela vai ser construída numa perspectiva de desenvolvimento territorial”, afirmou o deputado Marcelino Galo.