fbpx

Médicos brasileiros recebem certificação internacional de excelência em cirurgia bariátrica

 

Na última semana, durante o Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), realizado em Gramado (RS), cinco médicos brasileiros receberam a certificação internacional de excelência em cirurgia bariátrica, concedida pela  Surgical Review Corporation, organização americana sem fins lucrativos, dedicada a promover a segurança, eficácia e eficiência do atendimento na área de cirurgia bariátrica e metabólica.

Dr. Roberto Rizzi, Dr. Marcelo Roque de Oliveira, Dr. Alexandre Amado Elias, Dr. Marcelo Salém e Dr. Thomas Szego foram os médicos que receberam a certificação, que é concedida em parceria com a SBCBM.  Todos os médicos fazem parte da equipe do Hospital São Luiz, que também recebeu a certificação durante o congresso.

O processo de certificação tem a finalidade de criar uma cultura de segurança e qualidade dentro de uma organização que continuamente se esforça para melhorar os processos de cuidado ao paciente. “É muito gratificante fazer parte do seleto grupo de médicos brasileiros que possuem a certificação de qualidade da SRC. Isso é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de anos e que coloca o Brasil como um país de destaque na área de cirurgia bariátrica e metabólica”, diz o cirurgião Dr. Roberto Rizzi.

A Certificação do SRC comprova a excelência dos processos, dos profissionais e da infraestrutura oferecida para as cirurgias de obesidade com o mais alto nível de eficácia, eficiência e segurança no tratamento do paciente com obesidade mórbida.

Para conseguir a certificação, a instituição passa por um processo de avaliação médica, de equipes e procedimentos. Somente as instituições que atendem 100% dos requisitos conseguem a certificação. “A cada ano está crescendo o número de cirurgias bariátricas no Brasil. Só no ano passado foram 60 mil procedimentos cirúrgicos para controle da obesidade e a certificação da SRC significa que a instituição está em conformidade com os mais avançados padrões internacionais de qualidade técnica e de gestão. Significa ser mais bem preparado para atender ao paciente e ter excelência em todos os procedimentos realizados”, diz Dr. Rizzi.

Com cerca de mil membros associados, a SBCBM é a segunda maior entidade do segmento no mundo. A certificação de excelência de qualidade reflete a posição de liderança da sociedade na busca pela melhoria contínua do procedimento no Brasil.

Surgical Review Corporation

Surgical Review Corporation (SRC) é uma organização americana sem fins lucrativos, dedicada a promover a segurança, eficácia e eficiência do atendimento na área de cirurgia bariátrica e metabólica. Para apoiar o desenvolvimento de práticas seguras para o tratamento da obesidade mórbida e condições associadas, a SRC lançou o programa de excelência para a cirurgia bariátrica, que visa certificar as entidades que atendem 100% dos requisitos de segurança do paciente, seguindo padrões internacionais de qualidade.