fbpx

Roubo de equipamentos da Embasa prejudica abastecimento em Brumado

Uma quadrilha fortemente armada invadiu na madrugada desta quinta-feira, 12,  a Estação de Bombas da Embasa na Barragem de Cristalândia onde roubou quatro quadros de comando e dois motores elétricos de 150 cavalos de potência, responsáveis pelo bombeamento de água para Brumado.

Com isso, a oferta de água para a cidade está sofrendo uma redução de cerca de 50%, o que implicará numa diminuição do produto para a população. Por conta disto, a Embasa está recomendando aos usuários que reduzam o seu consumo de água ao estritamente necessário – como cozinhar, beber, tomar banho – evitando gastos supérfluos, como lavar carros e calçadas, encher piscinas e outros.

A expectativa é que a situação venha a ser normalizada parcialmente ainda neste final de semana, com a adoção de medidas emergenciais pelos técnicos da Embasa, como a implantação de um motor reserva até o final da tarde desta sexta-feira.

Prejuízos

Eram cerca de 4h da madrugada desta quinta-feira quando os marginais – em torno de cinco – chegaram à estação, à qual tiveram acesso após arrebentar o portão de entrada. Logo na chegada, os bandidos renderam e encapuzaram o operador de plantão, colocando-o sob risco de vida num cubículo onde ficam equipamentos de alta tensão.

Após prender o funcionário, os meliantes arrombaram o portão blindado que dá acesso à casa de máquinas serrando as suas dobradiças com uma esmerilhadeira, mesmo procedimento utilizado para retirar as bombas, que estavam presas à base com solda elétrica.

Segundo os técnicos da Embasa, pela forma como foi executado o roubo, trata-se de uma quadrilha profissional, composta por elementos especializados, com conhecimentos de energia e que já vieram preparados para efetuar o assalto. É a segunda vez que ocorre um roubo deste tipo no local, com as mesmas características de atuação dos marginais.

O roubo foi comunicado às polícias militar e civil logo nas primeiras horas da manhã de hoje e o prejuízo com a perda dos equipamentos é estimado em torno de R$ 150 mil. “Já o prejuízo com a redução da oferta de água para a população é inestimável e não tem preço, sem contar todo o retrabalho que vamos ter para colocar tudo em funcionamento novamente dentro dos nossos padrões de qualidade”, declarou o gerente regional da Embasa em Vitória da Conquista, José Olímpio.

 

Ass. de Comunicação – Unidade Regional da Embasa de Conquista

77- 3423-9759  / 9132-4816