fbpx

Igreja realiza seminário “Encontro de estudos da Campanha da Fraternidade”

Aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro, no auditório da Paróquia das Candeias, promovido pela Igreja Católica, o Seminário “Encontro de estudos da Campanha da Fraternidade” que este ano tem como lema “Que a Saúde se difunda sobre a terra” e como tema “Fraternidade e Saúde Pública”.

O objetivo do encontro foi o de aprofundar o tema no âmbito de Vitória da Conquista. Para isso, aconteceu, na tarde do dia 24, uma mesa redonda com a presença da subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Suzana Ribeiro, da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Padre Edilberto Amorim, e do presidente do Sindmed, Luiz Almeida.

Durante o evento, Suzana Ribeiro apresentou o panorama da saúde no Estado da Bahia, os princípios que norteiam o SUS e ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade deste ano. “Esta campanha traz grandes oportunidades para população conhecer melhor o SUS. Ela nos remete a pensar o que é ser fraterno, e é uma oportunidade que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/ CNBB nos traz para formulação de uma proposta popular à Emenda Constitucional 29″.

Padre Edilberto aproveitou a oportunidade para explicar a todos o papel do Conselho Municipal de Saúde. “O conselho tem papel deliberativo e fiscalizador no que se refere à aplicação correta dos recursos da saúde”. Para Edilberto, a campanha deste ano tem por objetivo orientar a comunidade católica sobre as questões de saúde.

Márcia Viviane Araújo apresentou a configuração da rede municipal de saúde – que atende à população desde a atenção básica à alta complexidade -, que a partir de 1997 obteve grandes avanços, com a municipalização e a gestão plena em saúde, e agora possui o grande desafio de ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela rede. Para Viviane, a campanha contribuirá para melhoria do SUS municipal. “A partir do momento em que refletimos sobre as questões de saúde e passamos a conhecer melhor o seu funcionamento, podemos fortalecer o SUS com novas propostas e defesa do mesmo”.

Na oportunidade, os participantes tiraram dúvidas sobre a saúde pública no âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Campanha da Fraternidade: Todos os anos, durante o período quaresmal, tempo de conversão, a CNBB realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.

Para o ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.  Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade

Fotos: Arthur Garcia/Secom PMVC