fbpx

Incra entrega livros para assentamentos de Vitória da Conquista

 

Publicações que retratam a cultura afro-brasileira, a história da Bahia e do Brasil e livros infantis, romances e de poesia são algumas das obras que serão doadas a 15 assentamentos baianos, situados no território de identidade de Vitória da Conquista e beneficiarão 750 famílias. Cada área receberá 250 publicações que compõem um kit. Trata-se de 3.750 livros, que vão ficar disponíveis nas bibliotecas das escolas ou na associação dos assentamentos.

As entregas dos kits começam na segunda semana de março, acompanhadas por uma programação cultural que envolve leituras públicas e apresentações teatrais. Os kits foram recebidos no dia 3 de fevereiro pela Assessoria Técnica do Incra, do núcleo operacional de Vitória da Conquista, idealizadora do projeto. As doações são resultantes de uma parceria com a Fundação Pedro Calmon, através da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador.

De acordo com a técnica da área social, Lidiane Rodrigues, a iniciativa é essencial para incentivo da leitura, como também, amplia o número de obras disponíveis nas bibliotecas rurais dos assentamentos. “A Fundação Pedro Calmon teve grande sensibilidade em doar os livros e em estar estimulando a leitura no campo”. Os 15 assentamentos beneficiados estão situados nos municípios de Vitória da Conquista, Barra do Choça, Poções, Iguaí, Cordeiros e Mirante. 

Outros 12 assentamentos que completam as 27 áreas de reforma agrária inseridas no território de identidade de Vitória da Conquista também serão beneficiadas com os livros. Segundo Lidiane, a Assessoria Técnica do núcleo operacional de Encruzilhada já solicitou as doações à Fundação Pedro Calmon e aguarda os 12 kits de leitura para assentamentos localizados nos municípios de Candido Sales, Encruzilhada, Itambé e Ribeirão de Lago.

Cíntia Melo
Assessora de Comunicação Social
Incra/BA
DRT 1816/BA