fbpx

MPE´s terão oportunidades de negócios com a chegada de mineradora

PMVC

 

                                                                 Claudio Cardoso apresenta o Projeto Giro Produtivo

Com a vinda da Bahia Mineração para os municípios de influência do Projeto Pedra de Ferro, que pretende produzir cerca de 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e colocar a Bahia como o terceiro estado produtor de minério de ferro do Brasil, alguns setores das cidades de Caetité e Pindaí, no sudoeste baiano, terão um salto no crescimento durante a fase de implantação e início das operações, como hotelaria, alimentação, serviços de bens e conveniência.

Pensando nas grandes oportunidades de negócios que isso vai oferecer à população da região, a Bahia Mineração em parceria com o Sebrae lançou nesta quarta-feira, 8, na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, o Projeto Giro Produtivo.

“A proposta do projeto é contribuir para o desenvolvimento das micro e pequenas Empresas, preparando-as para essas transformações, melhorando seus serviços e consequentemente tornando-as mais competitivas” explica a gestora do Sebrae, Josinete Viana. O Projeto busca aumentar a competitividade e as oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas do município de Caetité e Pindaí para atender às demandas geradas na região a partir da implantação do empreendimento.

A gestora do Sebrae, Josinete Viana explica que o projeto possui cinco etapas de execução: primeiro foi realizado um Mapeamento Empresarial do município, o qual teve seus resultados apresentados durante o evento; depois foi elaborado um Diagnóstico Empresarial Individual; também foi elaborado um Plano de Ação Individual, que já foi entregue para os empresários; em seguida vão acontecer capacitações e consultorias Gerenciais e Tecnológicas (individuais ou coletivas) e a divulgação das Oportunidades de Negócios.

Na primeira etapa participarão do projeto 33 micro e pequenas empresas dos municípios de Caetité e Pindaí, e na segunda etapa mais 30 empresas. Inicialmente serão atendidas as empresa localizadas em Caetité.“Tenho certeza que esse Projeto será um sucesso, pois Caetité reune muitas oportunidades de crescimento: mineração, energia e logística. A população terá muitas oportunidades de negócios e com o apoio do Sebrae será possível aproveitá-las corretamente”, conta o presidente da Bahia Mineração, José Viveiros.

Segundo a presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Caetité, Maria de Fátima Silveira, o Projeto Giro Produtivo é extremamente válido e deverá trazer muitos benefícios para a região. Para a vice-prefeita, Ana Maria Portela, projetos como esses provam que o desenvolvimento do semiárido é possível e que as micro e pequenas empresas são as grandes colaboradoras desse processo. O coordenador regional do Sebrae, Cláudio Cardoso, afirma que o Projeto visa promover a competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas de Caetité, pois são esses empreendimentos que realizam a democratização da riqueza nos municípios.

Para o empresário do ramo de laboratórios de análises clínicas, Luiz Carlos Pimenta, o projeto Giro Produtivo vai estruturar as empresas da cidade, além de ajudar na expansão e melhor visualização dos negócios no município. “Tudo isso com o apoio do Sebrae, o que vai possibilitar uma visão mais profissional do trabalho” completa o empresário.

“Esse Projeto vai suprir a carência de orientação sobre gestão do comércio local”, garante Douglas Portela, proprietário de uma farmácia em Caetité. O Projeto Giro produtivo é realizado pela Bahia Mineração e executado pelo Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Prefeitura de Caetité.

Projeto Pedra de Ferro – a Bahia Mineração pretende implementar esse Projeto na região de Caetité para produzir cerca de 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O Projeto será formado por um sistema de suprimento de água industrial, linhas de transmissão de energia, a mina e a usina de concentração, uma logística de transporte de mais de 400 km e um terminal de embarque privativo offshore ligado a uma retroárea, em Aritaguá, próximo à Ilhéus.

A previsão é que o Projeto Pedra de Ferro inicie suas operações em 2014, o que transformará o estado da Bahia no 3º maior produtor de minério de ferro do Brasil. (Fonte: Bahia Mineração: www.bamin.com.br).

 

Serviço

Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.ba.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebraebahia

www.facebook.com/sebraebahia