fbpx

Samu 192 completa oito anos de implantação

Neste dia, 27 de fevereiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/Samu 192 completa oito anos de implantação em Vitória da Conquista. O serviço, como Resgate Médico, já existia desde 2001 e serviu como modelo para o Ministério da Saúde criar o serviço nacional.

No ano de 2011, o serviço de Vitória da Conquista passou a ser regional, atendendo, além de Vitória Conquista, 22 municípios, o que representa uma população de 780 mil pessoas. Com a mudança, a equipe foi triplicada e cada cidade recebeu sua própria ambulância e central, que são interligadas a Vitória da Conquista.

A população conquistense conta com quatro ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado que atende exclusivamente à cidade. Em 2011, o Samu teve sua frota renovada com quatro viaturas, em parceria com os governos do Estado e Federal, e as antigas ficaram como reserva técnica.

Em 2011, o serviço registrou 120.815 chamados, destes, 31.535 foram trotes, 17.098 pessoas receberam orientações e 11.966 foram atendidas com a ambulância. Dos atendimentos realizados, 1.847 foram com a ambulância de suporte avançado e 10.119 foram com as ambulâncias de suporte básico.

Como funciona o serviço: Quando uma pessoa liga para o 192, sua chamada é recebida pelo teleatendente, que identifica o número que originou a chamada, o nome, o endereço e a queixa principal. Feito isso, a ligação é transferida para o médico regulador, que determina, depois de ouvir a pessoa, a situação e a gravidade. Após a escuta, a ocorrência é encaminhada para o operador de frota, que dá seguimento ao atendimento, enviando a equipe até o local onde se encontra a vítima. Ao chegar ao local, a equipe avalia o quadro clínico do indivíduo e liga para o médico regulador, informando-o sobre a situação, que determina o procedimento e a unidade para onde será encaminhada.