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Sebrae diversifica esforços por exportações

O Sebrae, em parceria com Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e outras 12 instituições nacionais, participa do Plano Nacional da Cultura Exportadora 2012-2015, que será implementado a partir de abril. A iniciativa visa a incrementar a participação das micro e pequenas empresas (MPE) nas exportações brasileiras.

Segundo os dados mais recentes do MDIC, o volume exportado pelas MPE cresceu 49% entre 2009 e 2010, contra 32% da média geral das exportações brasileiras no período. Em 2010, foram comercializados US$ 1,9 bilhão pelo segmento. Apesar de crescerem em ritmo mais acelerado que as exportações em geral, as vendas das MPE para o exterior respondem por cerca de 1% do total comercializado pelo país. “A força do mercado interno faz com que os pequenos empresários estejam muito voltados para o consumidor brasileiro, mas com capacitação pretendemos que eles percebam que também há grandes oportunidades de negócios no exterior”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O Plano Nacional disseminará produtos e serviços oferecidos pelas entidades participantes para a área de comércio exterior. “As micro e pequenas empresas fazem parte do tecido produtivo e econômico de cada estado e são, em decorrência, responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda no mercado interno. Elas serão beneficiárias diretas das ações escolhidas estrategicamente em cada unidade da Federação”, afirma a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres.

O Plano é uma das ações das quais o Sebrae participa para elevar o volume exportado e a quantidade de empreendimentos que vendem ao exterior. Apesar de representarem 99% das empresas brasileiras, as MPE integram menos da metade dos exportadores (46%). Para ajudá-las a ampliar esse filão, o Sebrae oferece ferramentas que capacitam o empreendedor para conquistar o mercado estrangeiro. São palestras, cursos e consultorias que contribuem para a inserção internacional de forma competitiva.

Desde 2009, o Sebrae mantém Convênio de Cooperação Técnica com o Banco do Brasil, que prevê a convergência de esforços para difusão da cultura exportadora e capacitação de empresários. A parceria, renovada no ano passado, vigora até agosto de 2013. Em 2012, haverá oito encontros empresariais em diferentes estados nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A expectativa é que cerca de 50 MPE participem de cada encontro, que irá abordar o que o Sebrae e o banco desenvolvem para apoiar o comércio exterior.

Além desse acordo, o Sebrae oferece a capacitação Planejando para Internacionalizar a fim de incentivar os exportadores. A consultoria foi desenvolvida como apoio aos empresários, para que possam elaborar um plano inicial de internacionalização e avaliar a capacidade para atuar no mercado externo.

A ferramenta faz parte do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas. Aborda conceitos e formas de internacionalização para que os participantes compreendam as relações entre um pequeno negócio e o mercado global. Na página do Sebrae na internet, o empreendedor obtém informações sobre como exportar, acessar estudos e publicações, ouvir entrevistas com especialistas e ver dicas para criar uma imagem favorável no exterior.

Em um link, é possível fazer um auto diagnóstico on line e saber se a empresa está preparada para vender a outros países. O objetivo é ajudar o empresário a entender o mercado externo. O acesso pode ser feito pelo endereço:

www.sebrae.com.br/atender/customizado/internacionalizacao-da-micro-e-pequena-empresa

Serviço: Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800www.agenciasebrae.com.br

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