fbpx

Vitória da Conquista sai na frente: primeira cidade brasileira a implantar o uniforme inteligente

 
Sessão Extraordinária do Conselho Municipal de Educação.

Acaba de ser apresentado o Projeto do Uniforme Escolar Inteligente aos integrantes do Conselho Municipal de Educação e aos diretores das escolas da rede de ensino municipal e privada de Vitória da Conquista em sessão extraordinária da instituição.

Pensando na necessidade de manter os pais bem informados sobre os seus filhos, por meio da Secretaria de Educação, a prefeitura procurou meios capazes de encurtar o caminho da comunicação entre as escolas e os pais, implantando o Uniforme Escolar Inteligente (DCC Student Id). O novo uniforme é um projeto desenvolvido com a tecnologia de Radio Frequency of Identification/RFID.

Segundo o gerente do Centro de Processamento de Dados/CPD, Ronaldo Costa Júnior, responsável pela apresentação do projeto aos participantes “Com a família mais presente na escola será mais fácil amenizar o problema da evasão escolar”.

As escolas municipais de Vitória da Conquista são as primeiras do Brasil a adotar a tecnologia. O projeto está sendo implantado inicialmente em 25 escolas municipais, atendendo cerca de 20 mil. A etiqueta de cada uniforme terá um número universal, que deverá ser cadastrado no sistema escolar com os dados dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Um sensor será instalado na entrada da escola, confirmando com precisão a entrada e a saída do aluno. Sempre que o aluno passar pelo sensor, imediatamente, será encaminhada uma mensagem de texto/SMS para o celular cadastrado.  Além disso, a secretaria da escola poderá notificar os pais a qualquer momento.

O uniforme escolar inteligente tem como principal objetivo controlar a frequência dos alunos e conforme afirmou o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Carlos Ibiapava e Silva, essa prática está “preconizada no artigo 24, inciso 6º, da Lei nº 9.384/96 e também no artigo 12, inciso 8º, muito bem ressalvado pela LDB, porque os cursos do Ensino Fundamental oferecidos pelo município são presenciais e exigem a frequência escolar. Se o aluno deixa de ir à escola ele vai para outros caminhos, nos quais estará sujeito a uma aprendizagem aversiva que, ao invés de promovê-lo, vai gerar a sua destruição enquanto cidadão, ser humano e força viva na sociedade”.

Foram realizadas muitas pesquisas e estudos antes de optar pela tecnologia RFID e os benefícios oferecidos pelo uniforme escolar inteligente são muitos. “Vamos dar aos pais a certeza de que seus filhos realmente estão na unidade escolar e eles serão incluídos no processo de acompanhamento, em tempo real, da frequência diária dos seus filhos. Com esse projeto, o nosso objetivo maior e o controle de frequência do aluno, garantindo o acesso e a sua permanência na escola”, explicou a secretaria de Educação, Niltânia Brito.

Para a conselheira tutelar, Heloísa Garcia, o uniforme vai melhorar muito a situação da frequência escolar. “Muitos pais nos procuram para que possamos ajudá-los, porque os seus filhos não estão frequentando a escola. Hoje, temos crianças de 10 anos comandando o tráfico em Vitória da Conquista. Esse projeto é um investimento na educação e eu aplaudo essa ideia. Tem que haver isso para que os pais possam trabalhar em paz, sabendo que seus filhos estão realmente na escola”.

As diretoras das escolas da Rede Municipal de Ensino demonstraram satisfação em relação ao projeto. A Escola Municipal Milton Santos é uma das contempladas com o projeto e para a vice-diretora, Grazielle Gusmão, “o passo inicial do cadastramento já foi efetuado e tanto os funcionários da escola quanto os pais estão muito satisfeitos. A aceitação foi excelente e os alunos estão curiosos para ver o funcionamento da tecnologia do uniforme”.

“O uniforme inteligente veio para nos contemplar. Fora da escola, nossos alunos ficam expostos a muitos riscos. Tivemos uma aceitabilidade muito grande na escola e em toda a comunidade. Todos estão muito ansiosos”, relatou a diretora da Escola Municipal Antônia Cavalcante da Silva.

Estiveram presentes na sessão os conselheiros Edgard Larry Andrade Soares, Lucas Hipólito dos Santos, Pedro Emílio da Silva Passos e as conselheiras Carmen Silvia Freitas de Oliveira, Édina Azevedo de Melo, Audinéa Brito Lima, Geanne de Cássia Oliveira Nascimento, Mônica Giseli Nery Ramos Pereira, Regina Silva de Jesus Lima e Sandra Márcia Santos Viana.