fbpx

Bailarino de Vitória da Conquista se apresenta no Rio

Caíque Melo venceu concurso disputado nas redes sociais, e fará uma apresentação na capital fluminense na noite de 23 de junho

Para o estudante Caíque Melo, 17 anos, a dança é mais que um simples hobby. Ele é bailarino e leva a sério essa atividade, tanto que conseguiu recentemente o primeiro lugar num concurso nacional de “tribal fusion”, uma das modalidades às quais se dedica com afinco. Com isso, credenciou-se para se apresentar no “Gothla”, evento internacional de dança que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 24 de junho.

Caíque se inscreveu na disputa por meio do Facebook, e concorreu com outros 11 participantes de várias partes do Brasil. Seu vídeo foi declarado vencedor após receber 367 votos, numa eleição também realizada pormeio da rede social. Agora, ele está em permanente mobilização para custear a viagem e a estadia de cinco dias na capital fluminense. Além de uma apresentação sua, agendada para a noite do dia 23, o roteiro inclui ainda participações em workshops sobre dança e uma visita dos participantes ao Rio antigo.

O interesse pela dança surgiu há três anos. Inicialmente, o alvo foi o balé clássico. Posteriormente, Caíque enveredou pela dança do ventre. Atualmente, é o único bailarino em Vitória da Conquista a praticar o “tribal fusion” e o “dabike” – este, um tipo de dança árabe. As pesquisas, segundo ele, são feitas majoritariamente por meio da internet e de DVD’s especializados.

‘GRATIFICANTE’ – A repercussão em torno de sua vitória no evento tem sido visível. “É muito gratificante”, diz Caíque, que, apesar da empolgação, não se distanciou da realidade: “A dança no Brasil não é valorizada. Há muitos bons trabalhos e bons músicos, mas não há apoio”.

Esse quadro, no entanto, não o demoveu de seu objetivo: ele pretende continuar a se dedicar à dança, de forma cada vez mais séria. Em seus planos, estão incluídos dois vestibulares, um na Universidade Federal da Bahia/Ufba e outro na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. “Minha mães às vezes me  questiona”, confidencia Caíque. “Mas ela já começou a perceber que isso é o que eu quero e é o que vou fazer para o resto da minha vida”.

FEIJOADA CULTURAL – A fim de arrecadar fundos para sua viagem ao Rio de Janeiro, Caíque promoverá uma Feijoada Cultural a partir das 11h do próximo domingo, 20, na concha acústica do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. O ingresso custa R$ 10, e pode ser adquirido de forma antecipada pelo telefone (77) 8814-6018, ou na Escola de Dança Arabesk, localizada na Avenida Frei Benjamim, 2448, bairro Brasil. O telefone é (77) 3422-7292.