fbpx

Abertas inscrições para Premio Sebrae Mulher de Negócios

Um dos maiores reconhecimentos ao talento e ao empreendedorismo feminino, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vem revelando, desde 2004, histórias de superação no ambiente das micro e pequenas empresas da Bahia e do Brasil, administradas por mulheres. Para a edição 2012, a expectativa é de receber cerca de 200 inscrições na Bahia e três mil em todo o país. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br, até 31 de agosto. A Candidata deve preencher o questionário e logo após inserir o relato de sua atuação como empresária. Esse passo é obrigatório, pois sua inscrição só será oficial após a inserção da redação.

O Prêmio tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo feminino, fazendo com que outras mulheres ouvindo esses relatos venham se motivar a investir no mercado empreendedor. “O potencial econômico do empreendedorismo feminino brasileiro é significativo. Recente pesquisa aponta que há em torno de 6,4 milhões de empreendedoras no País, o que representa 46% do total de empreendedores brasileiros”, explica a gestora do Prêmio na Bahia, Mariza Souza Xavier.

Podem concorrer ao prêmio mulheres empreendedoras com mais de 18 anos, donas de empresas de micro e pequeno porte, membro de negócio coletivo ou Empreendedor Individual. O empreendimento deve ter no mínimo um ano de existência, ou seja, a data de abertura deve ser anterior a 1º de março de 2011.

As vencedoras da etapa estadual serão conhecidas em outubro e receberão troféu de reconhecimento, certificado e 16 horas de consultoria. As finalistas na etapa nacional ganharão os mesmos prêmios mais a viagem para participar da premiação, em Brasília. A vencedora da etapa nacional ganhará uma viagem internacional e será anunciada no dia 8 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher.

Além de contribuírem para o desenvolvimento do empreendedorismo, as mulheres que participam do Prêmio poderão ter suas gestões avaliadas por meio do questionário de perfil empreendedor, disponível no ato da inscrição. “Na última edição tivemos 312 inscrições, um número significativo jamais visto no estado da Bahia”, explica Mariza, lembrando que os destaques foram Vitória da Conquista e Salvador, sendo o maior número de inscritas da categoria pequenos negócios.

História

O prêmio teve sua primeira edição em 2004 e vem relatando histórias de superação ao longo de tantos ciclos. Segundo Mariza, no ambiente das micro e pequenas empresas brasileiras, é muito relevante o número de negócios criados e liderados por mulheres, que, dessa maneira, constroem para si uma alternativa de inclusão ou permanência no mercado de trabalho, geram empregos e promovem inovação e riqueza, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.

“Dessa forma o Sebrae, valorizando esse crescimento, viu a importância de evidenciarmos esse número com notoriedade e foi criado o prêmio com o intuito de destacarmos bons modelos de gestão, uma forma de motivarmos outras mulheres com potencial empreendedor a dar um passo rumo ao empreendedorismo”, explica Mariza.