fbpx

Enfermeiros homenageados pela Câmara

A sessão foi uma iniciativa do vereador Gilzete Moreira e contou com o apoio dos demais vereadores.

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sessão especial em comemoração ao Dia do Enfermeiro. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PMN), que destacou a importância da homenagem aos enfermeiros de Vitória da Conquista. O parlamentar ressaltou o papel desempenhado por tais profissionais na promoção da saúde da população.

O Pr. Henrique Freitas de Oliveira, que também é enfermeiro, falou sobre a trajetória da profissão de enfermeiro no Brasil, especialmente na Bahia. Oliveira afirmou que o amor cristão incentivou as primeiras enfermeiras a cuidarem do próximo. Oliveira ressaltou os atuais desafios da categoria: “Os enfermeiros de hoje enfrentam guerras diárias, especialmente na atuação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.


Para a secretária Municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, a enfermagem consolidou-se como área de atuação imprescindível na saúde. Sampaio fez um relato histórico da evolução da enfermagem no Brasil e no mundo. “Ana Neri foi a primeira mulher a montar a primeira escola de enfermagem do mundo”, disse.
A interdisciplinaridade, segundo a secretária, possibilitou ao enfermeiro ter maior autonomia no exercício de sua função. “Hoje a enfermagem está baseada no conhecimento científico. Temos muito mais autonomia para atuar nas mais diversas esferas de saúde”, declarou, enfatizando o fortalecimento de questões éticas no exercício da profissão.

Maria das Graças Lemos, psicóloga, afirmou que o exercício da enfermagem exige muita atenção, diante da responsabilidade de lidar com vidas. Lemos defendeu a humanização no atendimento aos usuários do SUS, bem como melhores condições de trabalho.

 

Homenagens

Ainda na sessão, a Câmara homenageou o enfermeiro José Gustavo Cabral da Silva, que agradeceu a Câmara pela homenagem e defendeu a aprovação de um Projeto de Lei que reduza a carga horária do enfermeiro para 30h. “Isto vai gerar mais empregos”, disse.

A enfermeira Silvia Pessoa da Costa Ferraz agradeceu a homenagem e ressaltou que é enfermeira por opção, orientada pela vocação que sempre teve. “Tenho orgulho em ser enfermeira. Muito obrigada pela homenagem prestada”, concluiu.

Também foram homenageadas as enfermeiras Gabriela Prado Amaral, Laura Dias de Andrade, Terezinha Botelho e Silva, Adriana d’Antônio, Clara Pereira, Márcia Canguçu, Naiara Bulhões, Iracema Machado e Alcilene Bandeira.

 

Texto e Fotos: Ascom Camara VC