fbpx

Câmara destaca obras públicas municipais

A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (15), sessão especial para discutir os resultados dos investimentos públicos em infraestrutura no município de Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gildásio Silveira (PT), segundo quem é preciso reconhecer os bons resultados do projeto político que governa a cidade.

O parlamentar afirmou que os resultados positivos da gestão podem ser vistos nas pavimentações asfálticas de diversos bairros e distritos de Conquista.
A construção de ciclovias e ciclo faixas também mereceu destaque no discurso do parlamentar. “Estamos comemorando 300 ruas e avenidas pavimentadas, desde 2009”, disse.

Os investimentos, segundo o vereador, também podem ser constatados na atenção especial para com a educação. “A população tem confiança e com certeza continuaremos a trabalhar por Vitória da Conquista”, disse, enfatizando as obras de saneamento básico, executadas pelo Governo do Estado. “A cidade transformou-se num canteiro de obras”, finalizou.

O vereador Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Câmara, afirmou que, mais uma vez, a Câmara cumpre com o papel de fomentar o debate sobre temas que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida da população de Vitória da Conquista. O parlamentar destacou a presença de representantes da Caixa Econômica e da Prefeitura, que discutiram a execução das obras de infraestrutura em andamento, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, José Ronaldo Cunha, afirmou que a criação da superintendência do banco em Conquista somou esforços no sentido de potencializar o crescimento da cidade. Cunha disse que, a partir da implantação da superintendência, outros investimentos tornaram-se possíveis.

“A Caixa Econômica tem um relacionamento consolidado com Vitória da Conquista. Existem diversos contratos fruto de convênios com a União, que dizem respeito a recursos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de gerar renda para a cidade e região”, disse, enfatizando os empreendimentos habitacionais em execução, que contam com a participação da Caixa Econômica.

Segundo Luiz Alberto Sellman, secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Infraestrutura Urbana, todas as obras do município são discutidas com a população, que tem a oportunidade de apontar as prioridades. O sucesso do Orçamento Participativo em Vitória da Conquista foi destacado pelo secretário. “A cidade vive um momento de crescimento muito bom”, afirmou.

Sellman reconheceu as limitações e desafios da administração municipal, porém afirmou que as obras em andamento, especialmente a pavimentação asfáltica e drenagem, são executadas com responsabilidade e competência. “Estamos comprometidos em fazer o melhor para a população”, disse.

O secretário apresentou um breve relatório das obras concluídas e em andamento na cidade e zona rural, destacando a pavimentação de algumas ruas de bairros como Morada dos Pássaros, Jurema, Felícia, Guarani, Jardim Candeias, Brasil, Morada do Candeias, Ibirapuera, Boa Vista, Bateias, Felícia, Vilas Serranas, dentre outros.

Também mereceram destaque a construção de 11 postos de saúde na zona rural, obras de drenagem, construção de unidades habitacionais, do novo mercado de artesanato e reforma de escolas e creches na cidade e no campo. “Nunca se pavimentou tantas ruas quanto neste Governo”, concluiu o secretário.

Tribuna livre – Na tribuna livre, tempo da sessão destinado a participação popular, Lema Santos, morador do bairro Vila América, lamentou a falta de investimentos na área de esportes. Santos cobrou uma definição para o início das obras que vão melhorar a infraestrutura do local.

Almirá Lemos, morador do bairro Jurema, pediu mais investimentos em acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, bem como a pavimentação de algumas ruas do bairro Jurema.

Vereadores destacam obras públicas

Parlamentares comentam investimentos

Na sessão que discutiu a execução de obras públicas municipais de infraestrutura, o vereador Álvaro Pithon (DEM) cobrou a implantação de uma casa lotérica no bairro Alto Maron e comentou as dificuldades para que os recursos das emendas de deputados ligados ao seu mandato sejam utilizados para executar as obras para quais foram destinados. “Aguardo o início das obras o mais rápido possível”, disse, também destacando obras fruto de emendas parlamentares apresentadas pelos vereadores ao Orçamento Municipal.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que foi motivo de satisfação receber o relatório de diversas obras que tem mudado para melhor a vida da população do município. Pereira destacou as obras executadas pelo ex-prefeito José Raimundo Fontes, que continuaram na gestão do prefeito Guilherme Menezes.

“São obras que aumentam a auto estima da comunidade. O Governo Municipal está de parabéns”, disse.    Pereira destacou o papel da iniciativa privada no processo
de desenvolvimento da cidade, bem como a participação da Caixa Econômica Federal na execução de importantes obras no município. “Estamos extremamente otimistas em relação ao desenvolvimento de Vitória da Conquista”, concluiu.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou o trabalho do superintendente da Caixa Econômica Federal, José Ronaldo Cunha, que vem contribuindo para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. A parlamentar comemorou a construção da agência da Caixa Econômica no bairro Brasil e também as obras executadas pela Prefeitura em diversos bairros da zona oeste. “Estou muito feliz ao ver tantas obras em benefício dos bairros na zona oeste. Espero que a Prefeitura continue investindo em bairros periféricos”, concluiu.

Já o vereador Hermínio Oliveira (PDT), parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras. O parlamentar destacou o papel da Câmara em aprovar recursos para que as obras públicas municipais sejam executadas. Ainda em seu discurso, Oliveira destacou as emendas apresentadas pelos vereadores ao Orçamento Municipal, destinando recursos para execução de obras de até R$ 100 mil, indicadas pelos vereadores.

O vereador Gilzete Moreira (PSB), líder da bancada de situação, destacou a alegria da população diante do esforço da Prefeitura em executar dezenas de obras nos mais diversos locais do município. Moreira reconheceu as limitações e desafios que ainda existem em Vitória da Conquista, porém destacou o empenho da equipe de governo em contribuir para o crescimento da cidade.

O parlamentar também comentou a importância da implantação da superintendência da Caixa Econômica Federal em Vitória da Conquista. “Deus tem sido muito generoso com a nossa cidade. As pessoas que chegam aqui sentem a atmosfera de alegria e paz em nossa cidade”, declarou.

O vereador Alberto Gonçalves (PV) afirmou que o Governo Guilherme Menezes vem fazendo um brilhante trabalho em Vitória da Conquista. O parlamentar afirmou, ainda, que a Câmara cumpre com seu papel ao aprovar todos os recursos para que as obras sejam executadas. “O Governo Municipal é pautado pela ética, responsabilidade e compromisso para com a população”, disse, tecendo elogios ao prefeito Guilherme Menezes.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, lamentou a ausência da população na sessão que discutiu a execução de obras públicas em Conquista. O parlamentar sugeriu que ao invés de construir condomínios para população carente, sejam construídos conjuntos habitacionais, o que vai assegurar a obrigatoriedade dos serviços da Prefeitura. “Não existe infra estrutura pública no local”, disse, enfatizando que a Caixa Econômica precisa fiscalizar as obras em andamento.

Rebouças também fez críticas à gestão do trânsito em Vitória da Conquista, lamentou a falta de drenagem de água da chuva, de acessibilidade nas ruas e calçadas e a transformação de algumas praças em pontos comerciais. “Queremos uma cidade inteira. Asfalto é importante, mas eu quero ver melhorias na saúde e educação. É preciso ver a cidade como um todo”, concluiu.

O vereador Gildásio Silveira (PT), autor da sessão, afirmou que as obras são resultados de uma administração séria e comprometida com a população. O parlamentar ressaltou que o crescimento da cidade é consequência de um projeto político que tem o bem estar da cidade como prioridade.

Finalmente, Silveira disse que a população confia no projeto político que, para o parlamentar, continuará a governar a cidade nos próximos anos. “Pois, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem responsabilidade administrativa e capacidade técnica”, declarou, agradecendo a participação de todos. Texto e fotos: Ascom Câmara VC