fbpx

Câmara discute combate ao uso de drogas

Combate ao uso de drogas foi tema de audiência pública na Câmara
 
A audiência pública foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira e contou com a participação de diversas entidades envolvidas no combate às drogas

A Câmara Municipal realizou audiência pública para discutir estratégias de enfrentamento do uso de drogas em Vitória da Conquista. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), líder da bancada de situação.

Segundo o vereador Gilzete, o uso de drogas ilícitas está ligado, diretamente, com o aumento da violência e criminalidade. Para o parlamentar, é preciso discutir o tema com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios que as drogas provocam na vida dos usuários.

Representantes de entidades que trabalham na recuperação de dependentes químicos participaram da sessão e puderam discutir meios que venham realmente mudar a situação atual causada pelas drogas.

O Padre Edilberto Araújo Amorim, coordenador da COTEFAVE, disse que combater o problema das drogas é uma tarefa difícil. “Nós precisamos fazer um trabalho cada vez mais acirrado junto às famílias, escolas e nas ruas, como forma de alertar a sociedade para esse mal”, ressaltou o pároco.

Já o Pastor Joselito de Oliveira, da Comunidade Terapêutica Voz de Deus, destacou a importância da sessão especial para se discutir um problema que atinge todo o mundo. “Temos que convocar toda a sociedade para um enfrentamento às drogas e criar mais centros terapêuticos,” disse Oliveira.

A psicóloga Ednalva Novaes, Presidente do CREAME, destacou o empenho dos centros de recuperação de dependentes químicos. “No CREAME nós apresentamos algumas regras para que os dependentes químicos possam alcançar um novo estilo e padrão de vida”, disse.

O ex-vereador Ataíde Macedo, presidente da Associação Comunitária Cristo Liberta, também defendeu a participação da sociedade no combate as drogas. “Precisamos mudar esta triste realidade e colaborar para a recuperação dos nossos jovens, principais alvos desse mal que tem levado muitos deles à morte”, alertou Macedo.

O Tenente Meira, que representou a  78ª Companhia Independente da Polícia Militar, falou sobre o projeto de combate às drogas que vem sendo desenvolvido pela Policia Militar nos bairros de Vitória da Conquista, o que vem diminuindo consideravelmente a venda de drogas ilícitas, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade.