fbpx

Cassação de Demóstenes vai ser votada no próximo dia 11

Terminou agora há pouco a reunião de líderes do Senado para definir o cronograma de tramitação do processo contra o senador Demóstenes Torres (Sem Partido – GO), cuja cassação foi aprovada por unanimidade no Conselho de Ética na noite de ontem. Segundo o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), a votação da cassação no Plenário ficou definida para o dia 11 de julho. Antes, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa vai decidir, dia 4 de julho, se o processo está de acordo do ponto de vista constitucional, legal e jurídico.

Na avaliação de Pinheiro, a decisão dos líderes garante um cronograma sem que haja qualquer questionamento da defesa do senador Demóstenes, já que serão cumpridos todos os prazos regimentais para a tramitação do processo na CCJ e no Plenário. Ele acredita que o Plenário ratifique a decisão do Conselho de Ética: “Minha expectativa é que o Plenário mantenha o voto pela cassação do senador Demóstenes, mesmo que não seja por unanimidade, como ocorreu no Conselho de Ética”.

O senador destacou ainda que é favorável ao voto aberto para situações como esta, de cassação de mandato. “Tentamos antes da semana do São João dar andamento aos projetos que tramitam na Casa para abertura do voto. O eleitor que escolheu os senadores têm o direito de saber como vota seu parlamentar. No momento em que aprovamos no Senado a Lei de Acesso à Informação, é importante publicizar os votos dos parlamentares”, defendeu.