fbpx

Transparência nas contas públicas será discutida no MP

Corrupção, voto consciente e transparência nas
contas públicas serão discutidos em evento no MP

O Brasil é um país da corrupção? E o que cada cidadão brasileiro tem a ver com ela? Essas perguntas e a importância do voto consciente e da transparência nas contas públicas serão apresentadas na próxima sexta-feira, dia 6 de julho, a partir das 9h, na sede do Ministério Público da Bahia (localizado na 5ª Avenida do CAB, nº 750), durante o seminário “O que você tem a ver com a corrupção?”. O evento é promovido pelo MP, por iniciativa do Grupo de Atuação Especial em Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e a Associação Nacional do Ministério Público (Conamp). As inscrições para participação no evento estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 3 de julho no site www.mp.ba.gov.br.

Durante a abertura do evento, serão assinados termos de cooperação e convênios para apoio à execução da campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”, que visa acabar com a impunidade e conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o papel fundamental da honestidade e transparência nas condutas diárias para a construção de um Brasil mais sério e justo. Assinarão os documentos representantes da Federação Baiana de Futebol (FBF), Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Secult), Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Seduc), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB/BA).

O coordenador nacional da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, promotor de Justiça de Minas Gerais, Jairo Cruz Moreira, fará uma apresentação sobre o tema. Em seguida, o promotor de Justiça de Santa Catarina, Affonso Guizzo Neto, falará sobre a experiência de sucesso da campanha. O tema “Corrupção e Direitos Humanos” será apresentado às 11h30 em palestra do secretário de Prevenção da Corrupção e Informação Estratégica da Controladoria Geral da Unição (CGU), Mário Spinelli. Às 14h40, o economista e secretário-geral da ONG Associação Contas Abertas falará sobre “A sociedade no acompanhamento da gestão pública”. Em seguida será a vez do promotor de Justiça da Bahia, José Ferreira de Souza Filho, apresentar o tema “Voto consciente: o exercício pleno da cidadania”, e a psicóloga e docente da Faculdade Ruy Barbosa, Vera Lúcia Rocha, abordará o papel da educação no combate à corrupção. O evento será encerrado com a palestra “É o Brasil um pais da corrupção?”, ministrada pelo promotor de Justiça da Bahia, Adriano Marcus Brito de Assis.