fbpx

Cerca de 850 mil alunos mantém rotina escolar

Olhares atentos e muita concentração fazem parte da rotina dos estudantes da Escola Estadual Professora Armandina Marques, em Salvador, que mantêm o calendário escolar normalmente. A unidade está entre as 1.216 que estão em funcionamento, das 1.411 escolas que compõem a rede estadual. O número representa aproximadamente 86% das unidades escolares, onde cerca de 850 mil estudantes estão em atividade.

Para o professor de história Itamar Santos, os alunos não podem ser prejudicados. “Nós estamos trabalhando porque temos consciência de que o alunado não pode sofrer as consequências das nossas reivindicações”. O fato beneficia alunos como Tainara dos Santos, que pretende se candidatar a uma vaga para o ensino médio em uma escola técnica este ano. “Estamos tendo aula, fazendo atividades e avaliações normalmente na escola. Ficamos apenas dois dias sem aula. Se depender da preparação que estou tendo, acredito que posso garantir esta vaga no fim do ano”.

Desde o início da semana, mais 12 escolas da capital retomaram as atividades. É o caso dos colégios estaduais Cosme de Farias e Professora Marinha Tavares, em Pau da Lima. “No Cosme de Farias, as aulas recomeçaram esta semana, mas, para nós, alunos do 3º ano, as atividades estavam sendo feitas normalmente na Escola Luís Viana, e com isso ficamos mais confiantes para as provas no Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] e do vestibular”, declara o estudante Fábio Silva.

Reposição

De acordo com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, para garantir que o calendário escolar seja cumprido, os sábados deste ano, assim como os meses de janeiro e fevereiro de 2013, podem ser utilizados para a reposição das aulas. “A maioria das escolas da rede estadual já está cumprindo o calendário escolar aprovado pelos colegiados escolares e referendado pela secretaria, fazendo a reposição de aulas. Outras unidades, inclusive, já fizeram a reposição durante o recesso junino”.

Barreto destaca que em cerca de 420 escolas as atividades não foram paralisadas. “Existem unidades em que houve paralisação por um curto período de tempo. Então, cada unidade deve analisar o período de reposição separadamente e montar o calendário para reposição. As escolas de Salvador certamente terão de fazer um cronograma maior que unidades do interior do estado”.

3º ano ensino médio

As aulas para os estudantes do 3º ano do ensino médio ocorrem em Salvador e no interior da Bahia. Na capital baiana, eles participam das atividades nas 19 escolas-polo em diversos bairros da cidade.