fbpx

Investimentos consolidam força da economia baiana

Os recentes investimentos que consolidam a força da economia baiana são destacados pelo governador Jaques Wagner em seu programa semanal de rádio desta terça-feira (3). “São mais de 500 mil empregos ao longo desses cinco anos e meio”, informa ao comentar a chegada da cervejaria Itaipava, com um investimento de R$ 1 bilhão, e o Salão do Chocolate, maior evento internacional do segmento e que pela primeira vez será realizado na América Latina. Wagner também fala da importância do desfile do 2 de Julho, que comemora os 189 anos Independência da Bahia.

O governador antecipa que a unidade da cervejaria Itaipava prevê as instalações de uma fábrica e um centro de distribuição, que serão cosntruídos na cidade de Alagoinhas, no nordeste do estado. O protocolo de intenções com o Grupo Petrópolis será assinado nesta terça (3), às 11 horas, na governadoria. “É claro que com isso a gente está agregando mais valor à economia baiana, gerando mais emprego”, relaciona os resultados ainda com o aumento da capacidade do Estado em melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Lavoura Cacaueira – Segundo o governador, o Salão do Chocolate culmina com os bons resultados já alcançados pela política de recuperação da cultura do cacau no estado. A Bahia é a maior produtora nacional e detém 70% da lavoura brasileira, sendo a única região que produz o fruto e faz o beneficiamento até o chocolate. “A gente está trabalhando na recuperação da lavoura, que é largamente empregadora de mão-de-obra, na valorização da marca Cacau e Chocolate da Bahia”, enfatiza ao lembrar do programa Cacau Para Sempre que prevê investimentos de R$ 10 milhões para melhorar o aproveitamento da lavoura e da primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar, em Ibicaraí, sul da Bahia.

A abertura do Salão do Chocolate nesta quinta (5), no Centro de Convenções, em Salvador, “é um grande feito, e é uma oportunidade de valorização dessa cultura que é tão tradicional na Bahia que é o do cacau e do chocolate, e também para que os baianos conheçam os melhores produtores de chocolate do mundo”, pontua Wagner ao demonstrar o seu empenho para que o evento ganhe ainda mais espaço. “De Paris, diretamente para a Bahia, pela primeira vez na América Latina!”, comemora.

Dois de Julho – O tradicional desfile do 2 de Julho em comemoração a mais uma data da Independência da Bahia ganha espaço também na edição do programa em que o governador define a festa cívica como “a grande caminhada popular, a grande data da verdadeira consolidação da Independência do Brasil”. Para ele, essa é a data maior porque “o grande espírito de baianidade do 2 de julho é a liberdade, é a democracia, é a independência”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), veiculado todas as terças-feiras, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 Mhz e disponibilizado no portal www.comunicacao.ba.gov.br e no 0800-071-7328.