fbpx

Pinguim encontrado no extremo sul do litoral baiano



Animal foi recolhido na manhã deste sábado, em Mucuri
(Foto: Leilio Maximon/ Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri)

Secretário diz que ocorrência é comum nesta época do ano.

Um pinguim foi recolhido na manhã deste sábado (21) pela Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri, município do extremo sul da Bahia. O órgão foi acionado pela polícia civil após o animal ser  encontrado na praia Boca da Barra. “Não é a primeira vez que isso acontece na cidade, de certa forma a gente já esperava o aparecimento da espécie em nosso litoral, o que costuma ocorrer nessa época do ano por causa do frio intenso na região da Patagônia [Argentina]”, diz Leilio Maximon, secretário de Meio Ambiente do município.

Um pouco debilitado, o pinguim foi levado para a sede da Secretaria, onde foi aquecido e está sendo alimentado com peixes. Na segunda-feira (23) ele deve ser encaminhado para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de onde vai para Porto Seguro, seguindo viagem para o Rio Grande do Sul. “Ele parecia estar cansado e com fome, mas reage bem, tenta bicar quando alguém se aproxima, o que é um bom sinal”, comenta Leilio.

O secretário de Meio Ambiente observa que o pinguim é um animal silvestre e que a população deve tomar cuidados caso encontre algum deles. “A maioria das pessoas tem em mente o pinguim da espécie Real, que vive em ambientes congelados, e pensam em acolher o animal e colocá-lo no gelo. O tipo que aparece aqui na Bahia, o magalhães, vive em uma região intermediária, que faz frio, mas não congela. Ao avistar um pinguim os órgãos ambientais devem ser acionados para fazer o recolhimento adequado, preservando a saúde tanto do animal quanto das pessoas, que podem ser expor a bactérias”, destaca.

Pinguins apareceram na Barra da Tijuca nesta quinta (5). (Foto: Gustavo Poli/G1)
Pinguins apareceram na Barra da Tijuca no dia
5 de julho (Foto: Gustavo Poli/G1)

Ocorrência em outros estados
Na sexta-feira (20), dois pinguins apareceram na Baixada Santista. Os animais foram resgatados cobertos por óleo.  Um deles foi retirado da areia da praia da Enseada, em Guarujá, e o outro da Vila Caiçara, em Praia Grande.

Os animais vão receber cuidados e só depois do tratamento vão ter o futuro definido. Desde o começo do ano, dez pinguins que apareceram na região foram levados ao Aquário de Santos.

O aparecimento de pinguins também é bastante comum no litoral do Rio de Janeiro.