fbpx

18 de agosto: dia “D” de atualização das vacinas infantis

18 de agosto dia “D” de atualização do Cartão de Vacinação das crianças menores de 5 anos

No próximo, sábado, dia 18 de agosto, todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista estarão abertas para o dia “D” de atualização do cartão de vacinação das crianças. Serão oferecidas todas as vacinas que fazem parte do calendário básico para as crianças menores 5 anos.

O objetivo do Ministério da Saúde com a campanha é atingir 95% da meta para cada tipo de vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde para todas as crianças a partir de seu primeiro dia de vida, como: BCG, Hepatite B, Tetravalente (difteria, tétano, pertussis e haemophilus influenzae b), Poliomielite, Rotavirus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Triplice Viral (rubéola, sarampo e caxumba), Febre Amarela e Tríplice Bacteriana (difteria, tétano epertussis).

Além dos dez tipos de vacinas oferecidas, serão acrescentadas mais duas: Poliomielite Inativada e Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B). Essas vacinas são apenas para crianças que iniciarão o esquema básico para Tétano, Difteria, Coqueluche, Haemophilus de infância tipo B/ HiB e Hepatite B e para a primeira e segunda doses de Poliomielite.

Chamada Nutricional: No mesmo dia, os pais que são beneficiários do Bolsa Família e tem filhos menores de 7 anos devem levar as crianças às unidades de saúde para fazer a chamada nutricional, que consiste na verificação do peso, altura e verificação do cartão vacina.