fbpx

Brasil comemora Independência

Começando por Brasília, onde a Presidenta Dilma Roussef passou em revista à Tropa Militar e participou do desfile em carro aberto, a Esquadrilha da Fumaça que sempre é um espetáculo à parte e os protestos organizados pelo povo, em todos os municípios brasileiros, a população foi às ruas comemorar o 7 de Setembro, Independência do Brasil deixando de ser apenas uma Colonia de Portugal.

Em Vitória da Conquista, valorizando a importância do patrimônio cultural do município, a Secretaria Municipal de Educação levou para a Avenida da Integração a Arte como eixo central. Mais de 2 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, militares do Batalhão de Polícia Militar, Tiro de Guerra, Lojas Maçônicas,  participaram do desfile cívico que, como já é tradição, apresentou um show de fanfarras, alegorias e coreografia. Homenagens especiais ao cineasta Glauber Rocha e Aurino Cajaíba, grandes nomes das artes locais.

Com o tema “Conquista Brasil: Arte é Liberdade, Educação é Independência!”, o objetivo do desfile deste ano era proporcionar o reconhecimento e o contato direto com o patrimônio artístico e os artistas locais, reconhecendo a importância da arte conquistense para o patrimônio estético da humanidade.

Alunos e comunidade conquistense estiveram envolvidos em um processo reflexivo, de valorização estética e de apreço às diferentes formas de expressões artísticas presentes em Vitória da Conquista, oportunizando a construção da memória estética no Planalto da Conquista.