fbpx

Hamilton domina e vence o GP da Itália

Lewis Hamilton não dá chance para rivais e vence em Monza. Foto: Getty Images

Lewis Hamilton não dá chance para rivais e vence em Monza
Foto: Getty Images

Liderando de ponta a ponta, o britânico Lewis Hamilton frustou a torcida italiana que esperava uma vitória ferrarista no Grande Prêmio da Itália, disputado em Monza na manhã deste domingo, assumindo a vice-liderança do Mundial de Pilotos, com 142 pontos. Sergio Pérez, da Sauber, foi o segundo colocado, seguido por Fernando Alonso, da Ferrari. Felipe Massa foi o quarto colocado, enquanto Bruno Senna foi o 10º.

» Confira o resultado final do Grande Prêmio da Itália

Na largada, o Massa foi agressivo e passou Jenson Button para assumir a segunda colocação. O piloto da Ferrari chegou a atacar Hamilton na primeira volta pela liderança, mas sem sucesso. Bruno Senna também teve uma ótima largada, saltando de 13º para a décima colocação.

Apenas décimo no grid, devido a problemas no Q3 no último sábado, o espanhol Fernando Alonso mostrou que não estava disposto de ver os rivais se aproximarem na disputa no Mundial de Pilotos. O piloto já era o sexto colocado no final da segunda volta.

E foi exatamente com um rival direto para o título, Sebastian Vettel, da Red Bull, que ocorreu a disputa mais polêmica de Alonso. O alemão jogou o Alonso para fora da pista na 26ª volta, gerando muitos protestos do espanhol. Vettel posteriormente foi punido com um drive through.

Enquanto Hamilton sobrava na primeira colocação, Massa e Button duelavam pela segunda posição. O britânico chegou a recuperar sua posição inicial do grid na 19ª volta, e parecia que não seria mais ultrapassado. Mas um problema no sistema de alimentação de combustível obrigou o piloto da McLaren a abandonar a prova 34ª volta.

A vice-liderança do brasileiro não durou muito, já que ele deu passagem para companheiro de Ferrari na 40ª volta. Massa ainda tinha o pódio ameaçado por Sergio Pérez, da Sauber, quarto colocado e com um ritmo muito mais rápido do que as ferraris.

O mexicano assumiu a terceira posição sem dificuldades na 44ª volta, e com um ritmo muito forte, já visava a vice-liderança de Fernando Alonso. O ritmo de Pérez era tão forte que não houve dificuldade para assumir a segunda colocação na 46ª volta. Mas não houve tempo para o piloto da Sauber buscar a liderança.

Apesar disso, houve pouca lamentação de Alonso, já que Vettel abandonou a prova uma volta depois, terminando de forma deprimente um fraco final de semana na Itália.

Com o resultado, Alonso segue na liderança do Mundial de Pilotos, com 179 pontos, seguido por Hamilton, 142, Kimi Raikkonen, 141, e Vettel, 132.

Na largada, o brasileiro Felipe Massa foi agressivo e passou Jenson Button para assumir a segunda colocação. O piloto da Ferrari chegou a atacar Hamilton na primeira volta pela liderança, mas sem sucesso.
Massa terminou em quarto lugar no GP de Monza. Foto: Getty Images

Massa terminou em quarto lugar no GP de Monza
Foto: Getty Images

Após ter conseguido a sua melhor qualificação na temporada com o terceiro melhor tempo, Felipe Massa começou a corrida do GP da Itália pulando para segunda posição ultrapassando Jenson Button e dividindo a primeira curva com Lewis Hamilton. No início Massa conseguiu acompanhar bem a corrida e tendo o mesmo ritmo do líder da prova, teve sorte com o abandono de Button e no final cedeu a posição para o seu companheiro Fernando Alonso para conseguir mais pontos e ficar mais fácil a conquistar o título do Mundial de pilotos. O vencedor da corrida foi Lewis Hamilton e o brasileiro terminou em quarto lugar e não conseguiu ir ao pódio, fato que não ocorre desde o GP da Coreia do Sul de 2010.

Massa começou muito bem a corrida. Largando em terceiro lugar, o brasileiro pulou para a segunda posição na largada, acompanhou o ritmo de Lewis Hamilton e conseguiu abrir 2 seg para Button. Porém perdeu um pouco de ritmo e na volta 16, o inglês encurtou a distância para 1seg26. Assim, na hora em que o brasileiro fez a parada nos boxes, o brasileiro perdeu a posição para o piloto da McLaren.

Depois da parada para a troca de pneus, Massa caiu novamente para o terceiro lugar e não conseguiu repetir o bom desempenho quando estava com os pneus médios, “o consumo de pneus foi muito grande, tanto é que os traseiros estavam mortos (desgastados)”, disse Felipe. O brasileiro teve a sorte de reassumir a segunda posição quando o inglês Jenson Button abandonou a corrida na volta 34. O piloto da McLaren foi obrigado a parar o seu carro por problemas de alimentação de combustível.

Quando assumiu a segunda posição, o terceiro colocado era o alemão Vettel, porém Alonso o ultrapassou e não demorou muito para o líder do Mundial passar pelo brasileiro. Fato que aconteceu na volta 40 quando o brasileiro recebeu a mensagem da equipe dizendo para o piloto “poupar os seus pneus” e que o espanhol estava apenas “0seg9, atrás de você e ele irá abrir a asa (móvel)”, assim Massa caiu para a terceira posição.

Mesmo fazendo uma corrida consistente e figurando no pelotão da frente, Massa não conseguiu ir ao pódio, pois Sergio Pérez o ultrapassou próximo do final da corrida, e não quebrou o incomodo tabu, terminando na quarta posição fazendo 12 pontos.