fbpx

34 mil policiais garantem seguranças nas eleições

 


Secretário Maurício Barbosa: ”As forças de segurança vão garantir o livre desejo de voto, de maneira isenta”

Salvador – Cerca de 34 mil policiais atuarão no dia das eleições municipais (07), no próximo domingo, com o objetivo de garantir o direito ao exercício da cidadania de todos os eleitores baianos, através do voto, em um clima democrático e de tranquilidade. O anúncio foi feito hoje (3), em coletiva realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública (CAB). O efetivo, que atuará em todos os municípios baianos, terá também com foco a prevenção e punição de pessoas envolvidas em crimes eleitorais.

“As forças de segurança vão garantir o livre desejo de voto, de maneira isenta”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, durante a coletiva, que contou com a participação do ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, entre outras autoridades.

Na capital, em torno de 11 mil policiais militares estarão em ação, enquanto no interior do estado, em pelo menos 127 cidades, serão 19 mil em atuação no pleito. Ainda no interior, onde houver unidades da Polícia Federal, o trabalho será integrado com a Polícia Civil, com divisão de ações no sentido de evitar conflitos.

Escolta de urnas

O planejamento da SSP conta com um convênio assinado com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a realização de trabalho articulado e, numa parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, também será disponibilizado o telefone 0800 284 0011, que funcionará das 8h às 18h, no sábado e domingo, para receber denúncias de irregularidades em qualquer cidade do estado, inclusive aceitando ligações de celular.

Além do emprego do policiamento, diversas unidades da SSP estarão de plantão. Será montado na sede da Superintendência de Inteligência da SSP um centro de comando e controle para acompanhar e monitorar todas as possíveis ocorrências durante a eleição. Nesse espaço estarão reunidos representantes das polícias Civil e Militar e de outras instituições.

A Polícia Militar da Bahia empregará 31.512 policiais nas eleições 2012 em todo estado, que atuarão nos 417 municípios baianos. Desse total constam 2.209 bombeiros. O esquema especial teve início com o policiamento no período da campanha eleitoral, nos comícios e eventos realizados, observando-se a legislação eleitoral.

As ações da PM terão continuidade com a escolta e guarda das urnas eleitorais nos locais de votação até o início dos trabalhos pelos presidentes das Mesas Receptoras. No dia da votação, o policiamento será montado a partir das 7h, a uma distância de 100 metros de cada seção eleitoral. Após o encerramento, às 17h, as urnas serão escoltadas até o local de apuração.

A instituição também designou 124 oficiais para atuar como coordenadores de policiamento nas cidades do interior, além disso, outro grupo de oficiais atuará como interlocutores em um posto avançado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Trabalharemos de maneira isenta e coibindo quem tentar obstruir o exercício da democracia”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro.