fbpx

Ação Sou Pai Responsável segue intensa no interior

Por Ana Paula Maquiné / Estagiária
Tendo em vista a importância do reconhecimento paterno, ou mesmo materno, na vida de um indivíduo e na formação da sua personalidade, durante o mês de outubro a Defensoria Pública do Estado da Bahia deu continuidade a Ação Cidadã Sou Pai Responsável na capital e interior baiano. A Ação, que tem como objetivo sensibilizar ainda mais homens e chamá-los à responsabilidade de ser pai, acontece durante todo o ano, mas é intensificada em épocas do ano, a exemplo do mês de agosto, quando se comemora o Dia dos Pais, e em outubro, o Dia das Crianças. Para os pais que necessitam da confirmação de paternidade, a Defensoria disponibiliza o exame de DNA gratuito.

No interior do Estado, a Ação continua percorrendo os municípios para aqueles que necessitam deste beneficio oferecido pela Defensoria Pública. É o caso das Regionais de Vitória da Conquista e Ilhéus que, com o objetivo de zelar pela garantia dos direitos da criança com absoluta prioridade, realizou entre os dias 08 e 11 de outubro um total de 40 coletas de DNA no local. “A campanha Sou Pai Responsável busca assegurar e garantir o direito fundamental a filiação paterna de crianças e adolescentes, com o reconhecimento espontâneo”, alegou a subcoordenadora da 3ª Regional, Silvia Tavares.

Na Regional de Vitoria da Conquista, entre os dias 10 e 11 de outubro, foi realizada a terceira etapa da campanha. Neste período a maior demanda foi relacionada a assistidos entre 0 e 18 anos e também casos de investigação pós mortem, ou seja, de supostos pais falecidos. Nos municípios de Amargosa e Mutuípe, que fazem parte da regional de Santo Antônio de Jesus, foram feitas mais de 30 coletas de DNA, no mesmo período. Em Feira de Santana, somente em um dia foram entregues 35 resultados e realizadas mais sete coletas. Os moradores das Regionais de Senhor do Bonfim e Itabuna também contaram com a Ação.

“A nossa preocupação é priorizar a criança como um todo. Iniciativas como esta somente reafirmam o nosso comprometimento com a prioridade absoluta da criança e do adolescente”, disse a defensora pública Paula Verena. Durante o mês de outubro, as Regionais da Defensoria estão disponibilizando às famílias os resultados dos exames também realizados em outros momentos. O assistido que tiver interesse em ter seu direito de reconhecimento paterno garantido ainda pode realizar o exame gratuito durante qualquer período do ano. Mais informações podem ser obtidas através do Disque 129, de telefone fixo ou orelhão.