fbpx

Alunos da rede estadual de ensino no Centro de Cultura

Apresentações musicais, saraus literários, mostras de artes visuais, exibição de filmes e exercícios de releitura do patrimônio regional estão fazendo parte da rotina escolar estadual até o final do ano, ampliando oportunidades de aprendizagem. As atividades são promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

Em média 50 escolas dos municípios de Vitória da Conquista, Caraíbas, Condeúba, Cândido Sales, Piripá, Maetinga, Cordeiros, Encruzilhada, Poções, Anagé, Planalto e Barra do Choça, que fazem parte da circunscrição da Direc-20, participam desses projetos que valorizam a arte e suas diferentes linguagens no ambiente escolar.

Os projetos estão sendo realizados em  3 etapas:  a 1ª etapa, as eliminatórias aconteceram nas Unidades Escolares, a 2ª etapa, que é a final regional, acontece hoje e amanhã (17 e 18/10)  a partir das 16:00 horas no Centro de Cultura e é de responsabilidade da Equipe DIREC-20 e por fim, a 3ª e última etapa, a final Estadual que será realizada em Salvador entre os dias 27 a 30/11 na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, onde os finalistas de cada DIREC participarão de aulas e oficinas, no intuito de se prepararem para a grande final.

Aproximadamente 5 mil estudantes da rede estadual do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, assim como estudantes  da Educação de Jovens e Adultos e os alunos dos Cursos Profissionalizantes, estão envolvidos nesse grande evento.

A partir das atividades que foram desenvolvidas nas escolas, serão realizados os festivais de música, saraus literários e mostras de artes visuais, onde os estudantes apresentarão as suas produções durante esses dois dias. Amanhã 18/10 está prevista a participação de grandes torcidas vindas em caravanas exclusivamente para motivarem os 15 finalistas.