fbpx

OAB indica UESB para Prêmio de Direitos Humanos

 

Por Sâmia Louise
Um dos papéis de uma universidade é utilizar o conhecimento produzido dentro dela para intervir na dinâmica social, gerando instrumentos que trabalhem a favor da garantia dos direitos humanos. Nesse sentido, a Uesb desenvolve uma série de ações extensionistas que envolvem estudantes e professores e estão ao alcance das comunidades da região sudoeste, visando à melhoria do seu contexto social.

A importância dessas ações está sendo mais uma vez reconhecida. A Uesb acaba de ser indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para concorrer ao Prêmio de Direitos Humanos, na categoria Educação em Direitos Humanos. Esse prêmio é concedido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e tem o objetivo de identificar, reconhecer e estimular práticas na área da educação que promovem a cultura de direitos humanos.

Na Uesb, essas experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão podem ser visualizadas nos três campi universitários. Elas apontam para a sintonia da atuação da Uesb e as diretrizes traçadas pelo Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (ONU, 2005), que propõem a construção de uma cultura universal de direitos humanos por meio do conhecimento, de habilidades e atitudes. Dessa forma, o Programa coloca como tarefa das instituições de ensino superior a formação de cidadãos hábeis para participar de uma sociedade livre, democrática e tolerante com as diferenças étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico

Confira quais são essas ações em Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié. Mais informações sobre o Prêmio de Direitos Humanos estão disponíveis aqui.