Recorde de público na Mostrinha de Cinema
3ª Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista comemora recorde de público na Semana da Criança
A terceira edição da Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista recebeu um número recorde de estudantes nas 12 sessões que exibiram 22 curtas-metragens nacionais, no Teatro Glauber Rocha, entre os dias 8 e 11 de outubro. Cerca de 3.700 espectadores mirins, entre 4 e 12 anos, de 47 escolas e creches da rede municipal de Vitória da Conquista lançaram o olhar sobre a sétima arte. Muitos deles viram uma tela de cinema pela primeira vez, o que sublinha a importância do projeto, realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, e pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Educação.
Além das exibições, a Mostrinha contou com quatro oficinas (três para crianças e uma para educadores), ministradas por professores/pesquisadores da área de cinema e audiovisual de Vitória da Conquista e do Rio de Janeiro e que receberam cerca de 150 pessoas; duas sessões em praças públicas abertas à comunidade, no dia 12 de outubro, que tiveram um público médio de 400 pessoas; e um júri infantil presidido pelo ator mirim Vinícius Nascimento e composto também por seis crianças de escolas municipais. O evento se firma no calendário cultural e educacional do município como uma efetiva possibilidade de formação do olhar para e pelo cinema desde a infância, e, com esta terceira edição, firma-se também no calendário nacional.
“A Mostrinha é um projeto que o Janela tem muito apreço e enorme carga de afetividade. O nosso maior objetivo é viabilizá-lo para que disponibilize acesso a uma produção audiovisual de qualidade a essas crianças, para que elas tenham uma possibilidade diferenciada por meio da relação entre cinema e educação”, afirma a coordenadora-geral do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, Milene Gusmão. Para a professora Adriana Oliveira, do Grupo Escolar Pedro Francisco de Morais, um evento como a Mostrinha enriquece a formação intelectual e moral dos alunos, muitas vezes acostumados apenas com a televisão. “Esse contato novo com o cinema desperta a curiosidade das crianças em uma fase extremamente questionadora. A partir dessa experiência marcante, com certeza os filmes serão reconstruídos ao final, dentro de sala de aula, e lembrados a vida toda”, ressalta a educadora.
A 3ª Mostrinha de Cinema Infantil é uma realização da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com a correalização da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Uesb (FADCT) e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Educação. O evento também conta com o apoio da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual e o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Governo Federal, por meio do Programa BNB de Cultura.