fbpx

Acordos na Semana Nacional de Conciliação movimentam R$ 33 milhões

                                                                                                                                        

O balanço oficial da Semana Nacional de Conciliação (SNC) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) ainda não foi divulgado, mas os números já computados apontam para o sucesso da iniciativa. Os acordos realizados durante a campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já contabilizam mais de 33 milhões de reais.

Apenas na Comarca de Bom Jesus da Lapa, a 800 quilômetros de Salvador, foram feitos acordos de desapropriação de terras que totalizaram mais de R$ 452 mil em indenizações, todos no mesmo dia. Durante os 10 dias da SNC foram mais de 600 acordos na área cível.

Já em Camaçari, a 41 quilômetros da capital baiana, uma audiência realizada logo no primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação resultou em um acordo no valor de 106 mil reais. A Comarca de Conceição do Jacuípe, por sua vez, celebrou um acordo de 132 mil reais na última audiência da pauta da SNC.

A SNC do Poder Judiciário baiano começou no dia 5 de novembro, e foi encerrada na quarta-feira (13/11). Mais de 30 mil audiências de conciliação foram realizadas durante a campanha. Destas audiências realizadas, cerca de 60% foram concluídas com a celebração de acordo, e a expectativa é de que, este ano, o Tribunal de Justiça da Bahia alcance a marca de 100 mil acordos desde a primeira edição da SNC.

A Semana Nacional de Conciliação do TJBA envolveu todas as comarcas baianas. Além dos 12 mil servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, cerca de 700 cidadãos voluntários auxiliaram na realização das audiências e nos trabalhos dos cartórios durante a maior campanha pela conciliação do Brasil.