fbpx

Cursos técnicos tem inscrições abertas

Com o novo prazo, as inscrições para o Processo Seletivo 2013 do Instituto Federal Baiano estão reabertas até o dia 30 de novembro. O IF Baiano lança NOVO edital com retificações contendo normas, agora adequadas à nova Lei de Cotas (N°12.711) sancionada recentemente pela Presidência da República.

A seleção continua destinada à oferta de 2.315 vagas para Cursos Técnicos de Nível Médio. Desde então, o que muda é a proporção ‘candidato/vaga’.

A Lei estabelece que 50% das vagas serão ocupadas por candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública. Este grupo equaciona o número de vagas em 2 categorias: 25% para ‘Estudantes com Renda Familiar Bruta superior a 1,5 Salário Mínimo e meio e 25% para ‘Estudantes com Renda Familiar Bruta igual ou inferior a 1,5 Salário Mínimo e meio – sendo reservadas 77% das vagas dessa categoria (de renda familiar bruta abaixo de um salário mínimo e meio) para indivíduos que se autodeclararem ‘Pretos, Pardos e Indígenas’. Nessa mesma categoria, 23% das vagas são destinadas para candidatos que se autodeclararem ‘Demais Etnias’.

A proporção de distribuição de vagas da categoria ‘Estudantes com Renda Familiar Bruta igual ou inferior a 1,5 Salário Mínimo e meio’ foi definida pela Lei de Cotas. Os percentuais para equacionar esse número foram utilizados conforme indicadores socioeconômicos fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os outros 50% das vagas do Processo Seletivo 2013 serão divididos na seguinte relação: 5% contemplarão candidatos que se autodeclaram  ‘Pessoa com Necessidade Educacional Específica’. As 45% das vagas restantes serão direcionadas à ‘Ampla Concorrência’. Podem se inserir nesse grupo os candidatos que não se enquadram ou não estão interessados em participar das Ações Afirmativas.

* Cumprindo o Decreto de N° 5.840, de 13 de Julho de 2006, e expandindo seu Projeto de Educação, o Instituto Federal Baiano também oferta vaga para o Programa de Jovens e Adultos (Proeja) nesse Processo Seletivo 2013. A seleção ocorrerá por entrevista de caráter classificatório, de acordo com as regras e prazos estabelecidos neste Edital. O Proeja é voltado para candidatos com idade igual ou maior de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental.

Cuidado: leia atentamente o NOVO edital!

Para não haver prejuízos aos candidatos, o IF Baiano tomou algumas medidas. Inicialmente, o Instituto aconselha os interessados a observarem atentamente os critérios estabelecidos para a escolha da categoria de concorrência presentes no novo Edital.

Aqueles que já se inscreveram no momento anterior à interrupção do Processo Seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio – em razão da atual vigência da Lei nº 12.711 – deverão obrigatoriamente atualizar a inscrição conforme as novas regras.

Os candidatos que se inscreveram naquele primeiro momento, mas não atualizaram as inscrições nas categorias seguindo o novo edital (n° 181, de 31 de outubro de 2012), serão remanejados automaticamente para a ‘Ampla Concorrência’.

A modificação das distribuições de vagas nos Processos Seletivos deverá ser cumprida por todos os Institutos Federais. Devido aos trâmites no Congresso Nacional, no Senado Federal e na Presidência da República, a vigência imediata da Lei – que estabelece o reequacionamento de vagas por cotas (de Ações Afirmativas) – foi anunciada quando o IF Baiano já havia elaborado e divulgado edital do Processo Seletivo.

*A Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, e a Instrução Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012, dispõem sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de Ensino Técnico de Nível Médio.

Escolha que transforma realidades

Processo Seletivo oferta oportunidades em nove campus


O concurso será destinado a admissão de alunos. As inscrições serão feitas pelo seguinte endereço na internet: concursos.ifbaiano.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00.

As modalidades de vagas concorridas são para os Cursos Técnicos na forma Integrada – tendo como critério a conclusão do Ensino Fundamental pelo candidato – e para os Cursos Técnicos na forma Subseqüente – destinados ao Ensino Médio. No edital, encontram-se a distribuição de vagas e cursos por Campus e as regras gerais do Processo de Seleção.

Os interessados deverão comparecer no dia 13 de janeiro de 2013 para a realização das provas objetivas e da redação. Os locais do pleito serão divulgados a partir do dia 21 de dezembro 2012.

O Instituto Federal Baiano foi criado em 2008 e está presente em dez cidades da Bahia. Focado na Educação Profissional e Tecnológica, o IF Baiano tem oferecido cursos que abrangem as várias áreas do conhecimento.  O Projeto de Educação do IF Baiano tem como principais diretrizes a formação pedagógica dos alunos; o envolvimento de estudantes e professores em atividades e programas científicos que promovam mudanças sociais; e sua aproximação com a comunidade.

Para mais informações, confira o NOVO edital e acesse a página do IF Baiano na internet, pelo site: www.ifbaiano.edu.br.

Ascom/Reitoria

Sobre o IF Baiano – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia.