fbpx

Seminário discute projeto Cooperação Brasil Cuba

Acaba de ser realizado em Vitória da Conquista, importante seminário na Escola de Formação em Saúde da Família, para discutir as formas de implantação do projeto piloto Cooperação Brasil Cuba para o Controle do Câncer a partir da Atenção Básica do município. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Instituto Nacional do Câncer/Inca, Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Fundação Estatal de Saúde da Família/FESF e Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o gerente administrativo do Instituto Nacional do Câncer/INCA, Jorge Saíyde, o principal objetivo do projeto é trazer um novo olhar para o câncer, que até então era tratado como doença terminal e agora já está sendo visto pela medicina como uma doença crônica. “Na percepção de que o câncer  está se tornando crônico, o INCA começou a tentar levar a proposta de que era importante que a Atenção Básica, a Atenção Primária de Saúde, começasse a participar de uma forma mais intensa.

Já que o paciente vai levar muito tempo com o câncer, que é uma doença crônica, nada mais justo que ele seja cuidado na Atenção Básica e participe de programas de conscientização de atividades que envolvem a Atenção Básica, que passa pela promoção de ter uma vida mais saudável, uma alimentação saudável, de não ter sedentarismos, de não consumir  produtos que tenham uma relação direta com o caso, como o tabaco. Tudo isso pode ajudar no controle e na prevenção da doença”, destacou o gerente.

Na ocasião, os profissionais de saúde do município apresentaram as medidas preventivas contra o câncer de mama e do colo de útero e contra o tabagismo que já estão sendo adotadas nas unidades básicas de saúde municipais. Também foi realizada a discussão em grupos temáticos com o intuito de elaborar um projeto que se adeque a realidade de Conquista.

A secretária de Saúde, Márcia Viviane, falou sobre a participação dos profissionais na elaboração do projeto. “A Cooperação Técnica é um projeto piloto que servirá como modelo para o Brasil. Nós estamos mostrando e trazendo à discussão para que todos participem na elaboração desse projeto que não é algo pronto, é uma ação que começa a se formalizar como uma troca de conhecimento”, afirmou.

Após a troca de informações, foram apresentadas as propostas e definições de ações a serem implementadas pelo projeto para toda a comunidade. A apresentação aconteceu na Escola de Formação em Saúde da Família, localizada na Avenida Olívia Flores, em frente ao Centro Municipal de Atendimento Especializado/Cemae.

Saiba mais – Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país no projeto piloto Cooperação Brasil Cuba para o Controle do Câncer. Entre os 300 projetos que fazem parte da cooperação entre o Governo do Brasil e o de Cuba, a proposta de prevenção do câncer na atenção primária tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer. A mesma proposta será implantada na cidade de Vila Clara, pertencente à Província Santa Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio, entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagem do câncer.

VISITA TÉCNICA

Profissionais de saúde do Haiti conhecem SAMU 192

Grupo visita o SAMU no DF, São Paulo e Salvador para conhecer a estrutural funcional dos serviços de urgência e emergência brasileiros

O Ministério da Saúde promove nesta semana mais uma ação para o projeto de fortalecimento do Sistema de Saúde e Vigilância Epidemiológica do Haiti. Uma comitiva formada por médicos e enfermeiros haitianos chegou está no Brasil para conhecer o processo de gestão e a estrutura funcional dos serviços de urgência e emergência do SUS. A agenda inclui visitas às principais Centrais de Regulação e Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no Distrito Federal, São Paulo e Salvador (BA). Formação e capacitação de profissionais de saúde estão entre os principais objetivos do grupo.

A comitiva dos profissionais de saúde do país caribenho é formada por um psiquiatra, um ortopedista, especializado em traumas, uma enfermeira chefe e dois técnicos de enfermagem. A visita faz parte do Projeto Haiti, cooperação firmada entre os governos do Brasil, do Haiti e de Cuba, voltada ao fortalecimento do sistema de saúde haitiano, destruído por um terremoto que atingiu o país em 2010. No Brasil, o projeto é coordenado pelo Ministério da Saúde e conta com parceiros como a Fundação Oswaldo Cruz e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFSC). “Dividir conhecimento e experiências com outros países mostra que temos qualidade nos serviços de urgência e emergência no país e estamos no caminho certo”, avaliou o coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso Abrahão.

O acordo de cooperação prevê a ajuda do Brasil na recuperação e construção de unidades hospitalares. Também deve contribuir para a aquisição de equipamentos, ambulâncias e insumos de saúde, além de viabilizar bolsas para capacitação de profissionais de saúde haitianos. O governo brasileiro também deve qualificar a gestão assistencial e de vigilância epidemiológica no Haiti e apoiar medidas de fortalecimento do sistema de atenção básica de saúde.

Desde o terremoto, o Ministério da Saúde já doou 30 ambulâncias para o Haiti – todas Unidades de Suporte Básico (UBS) equipadas com Desfibrilador Externo Automático. A população conta também com uma Central de Regulação em Porto Príncipe, capital do país.
A comitiva esteve em Brasília, São Paulo e no dia 24, para Salvador. Na capital a comitiva vai visitar a base do SAMU em Salvador e participar do curso introdutório pelo Núcleo de Ensino do Samu. O retorno para Porto Príncipe está previsto para o dia 2 de dezembro.

AÇÃO CONJUNTA – Há dois anos, desde o terremoto que vitimou aproximadamente três milhões de haitianos, diversas ações vêm sendo desenvolvidos para ajudar o Haiti a se recuperar da tragédia. Dois laboratórios especializados em vigilância epidemiológica foram reconstruídos e estão sendo equipados. Dois técnicos do Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP) do Haiti receberam cursos de capacitação no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC) da Fiocruz, instituição brasileira referência no campo da vigilância em saúde.

Com o objetivo em melhorar o atendimento à população haitiana, estão sendo formados agentes comunitários de saúde. Pelo Projeto Haiti, já foram capacitados 58 agentes e seis turmas estão em processo de formação. Juntas, vão qualificar 180 novos profissionais para atuarem nas regiões de Carrefour, Bon Repos e Beudet, na região metropolitana de Porto Príncipe. A meta é formar cerca de mil agentes comunitários até o término do projeto (em 2014).