fbpx

Lançada pedra fundamental do novo Fórum de Vitória da Conquista

No fim da tarde da última quarta-feira, 5, foi realizado o lançamento da pedra fundamental do novo prédio do fórum da Comarca de Vitória da Conquista, que será construído em um terreno cedido ao Estado pela Prefeitura Municipal. O imóvel fica numa área próxima ao prédio da Justiça Federal. Entre as autoridades que participaram da solenidade de lançamento, estavam o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Mário Alberto Hirs, o diretor do Fórum João Mangabeira, juiz Leonardo Maciel, o prefeito em exercício, Ricardo Marques, e o vereador Alexandre Pereira, que representou a Câmara de Vereadores.

“Descerrar essa placa de lançamento é um motivo de muito orgulho e o que eu posso garantir é o empenho na concepção do fórum”, declarou o presidente do TJ-BA. Segundo ele, a previsão é de que o primeiro módulo do novo fórum seja inaugurado no fim de 2013. O terreno tem uma área de 9.136m², onde serão construídos três blocos.

O desembargador Mário Alberto Hirs fez questão de comentar sobre sua impressão em relação à cidade: “Para mim foi uma grata surpresa conhecer a nova Conquista, porque estive aqui há alguns anos e não era um terço do que é hoje“.

O diretor do Fórum João Mangabeira citou as razões para a mudança de endereço. “A área doada pela Prefeitura, que vai abrigar definitivamente o novo fórum, é excelente e vai servir para receber a população com conforto, em instalações modernas, com acessibilidade; coisa que hoje, com o crescimento da demanda, o Fórum João Mangabeira não tem como fornecer”.

Para o prefeito em exercício, a expectativa é de que as obras comecem o mais rápido possível, para que os conquistenses sejam atendidos com maior comodidade. “O Governo Municipal se esforçou muito para que este momento acontecesse, dando sempre atenção aos poderes, além da contribuição do Legislativo Municipal, que acelerou a aprovação do projeto de lei”, afirmou Ricardo Marques.

O diretor de Secretaria da Vara de Família, Sicelino Meira Filho, é servidor da Justiça há mais de 10 anos. Ele declara que para os funcionários o novo prédio tem um significado importante. “Vai proporcionar um ambiente de trabalho mais amplo, com instalações adequadas, além de, provavelmente, garantir estacionamento tanto para os serventuários quanto para os usuários”.