fbpx

Nota de falecimento

Luto por Geraldo Xavier

A Prefeitura Municipal manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do professor Geraldo Xavier de Oliveira, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 26, no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O corpo está sendo velado na capelinha da Santa Casa de Misericórdia. Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com familiares e amigos.

O escritor, professor, acadêmico e entusiasta das letras, Geraldo Xavier de Oliveira, foi servidor da Prefeitura de Vitória da Conquista por mais de dez anos. Atualmente, trabalhava ao lado de Dilma Andrade e Flávio Jarbas para reerguer a Academia Conquistense de Letras (ACL).

<!–

–>

“Sou Geraldo Xavier de Oliveira, natural de Itabaiana (PB), nasci em 14/03/1951. Resido atualmente em Vitória da Conquista (BA). Aos 57 anos – e depois de três cursos abandonados, me formei em História. Minha monografia foi sobre o folheto como fonte historiográfica. Além de conviver com a poesia popular desde criança, trabalhei numa tipografia (do jornal A Folha), onde lidei diretamente com muitos poetas populares.

Tenho um romance – Um olhar para trás – que venceu o prêmio Zélia Saldanha (2001), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente faço parte da Academia Conquistense de Letras e da Academia Poçoense de Letras e Artes. Minha área preferida é a ficção, o romance; mas, nos momentos de folga e quando o assunto é palpitante, tento fazer versos”.